Semed capacita professores para elaboração de Caderno de Atividades

Professores da Rede Municipal de Ensino participaram, nesta segunda e terça-feira (31 e 01), de uma oficina, denominada Banco Quest, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), visando a elaboração de questões dos cadernos de atividades, utilizados pelas escolas municipais no período de pandemia. As oficinas continuarão ao longo do ano para a capacitação de todos os professores das escolas municipais. Dessa primeira oficina participaram cerca de 120 professores.

Segundo a diretora de Ensino da Semed, Rosiane Monteiro, “o encontro tem como objetivo instruir os professores para elaboração de questões para o chamado de Banco Quest 2021. Ele também tem como objetivo capacitar os professores sobre os princípios da formação continuada e definir uma sistemática de trabalho que permita a execução de criação de questões para o caderno de atividades”, informou.

A coordenadora pedagógica da Semed, Joelma Calandrine

Já a coordenadora pedagógica da Semed, Joelma Calandrine, detalha o papel do Banco Quest 2021. “É um banco de dados cujas questões são enviadas pelos professores da rede municipal ao departamento pedagógico da Semed, que faz a seleção para usar com os alunos. Isso nos auxilia na organização dos cadernos que estamos disponibilizando nas escolas do município. Em resumo, é uma partilha de conhecimento que a secretaria está disponibilizando aqui com a equipe técnica para oferecer um ensino qualidade”.

O professor Edson Favacho, do departamento pedagógico da Semed, relata as principais dificuldades que os professores tiveram na elaboração de questões dos cadernos de atividades. “A principal mesmo foi a falta de familiarização com padrão proposto e a questão da adequação de habilidades, conforme o que está definido na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Então, essa oficina é um primeiro passo”, explicou. Além disso, o professor definiu como serão elaboradas as questões.

Professor Edson Favacho fala das dificuldades na elaboração das questões

“Nossas questões virão dessa forma: teremos um texto básico, uma figura, um indicativo e depois o comando da questão, os itens e o gabarito. Não será aquela questão seca”, informou. Segundo ele, os professores terão a missão de ser multiplicadores desse conhecimento adquirido durante as oficinas.

Maurício Júnior, que participou da oficina nesta terça-feira e atua como professor há quatro anos na rede municipal de ensino, diz que a capacitação da Semed tem seu diferencial. “Já passei por outras capacitações, mas não nesse nível, pois dá para tirar as dúvidas, e é bem melhor porque trata na prática as questões. É disso que nós precisamos”, reforçou.

A professora Ligia Vinagre participou da Oficina da Semed

A professora Ligia Vinagre, que trabalha há 14 anos no Centro Educacional Pimpolho, diz que a capacitação ajuda os docentes a desenvolver suas habilidades. “Esse momento nos possibilita uma melhor estrutura e suporte para nossas atividades, principalmente na elaboração das questões aos nossos alunos. Eu já tinha feito uma organização do trabalho e agora estão nos dando essa melhor estrutura”, revelou.

Texto: Rosa Borges – Ascom Semed

Fotos: Wenderson Santos