A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoveu, na última sexta-feira (03), uma formação sobre os eixos norteadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) há cerca de 30 profissionais da Semasc entre orientadores, pedagogos, oficineiros e educadores dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivo trabalhar a proteção Social Básica de crianças, adolescentes, adultos e idosos fortalecendo os vínculos familiares e sociais focando na participação social, direito de ser e na convivência social trabalhando de acordo com o ciclo de vida da pessoa buscando complementar o trabalho social com famílias e prevenir situações de risco social.

Formação destinada aos profissionais da Semasc

Para o orientador social do CRAS Emmanuel Rocha, Nildo França  a formação foi um momento de muito aprendizado e também para tirar dúvidas. “Nosso papel como trabalhador da assistência social é informar e orientar aos usuários sobre os seus direitos de acordo com os programas do governo federal”, disse.

“Espero que aconteçam outras formações e capacitações como está  para que possamos atender nosso público com a maior qualidade possível”, completou Nildo França.

Durante a formação foram abordados temas como: discriminação racial; vínculos familiares; vulnerabilidade e risco social; relacionamento entre as equipes de trabalho para intervenção e encaminhamentos a rede socioassistencial e intersetorial; elaboração de projetos; planos de ação; calendário social e formação técnica com o objetivo de oferecer serviços proteção e acolhimento a todos aqueles inscritos no CRAS.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade