A Prefeitura de Marituba realizou, nesta sexta-feira (21), a abertura da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que neste ano traz o tema: “Gravidez na adolescência não é brincadeira, tudo no seu tempo”. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em parceria com as Secretarias de Educação (Semed) e Assistência Social (Semasc), tem como objetivo disseminar informações preventivas e educativas, envolvendo diferentes setores da sociedade.

A programação foi oficialmente iniciada com palestras voltadas à conscientização sobre os impactos da gravidez precoce. Durante a cerimônia de abertura, representantes das áreas de educação, assistência social e saúde destacaram que é importante que toda a sociedade se envolva a fim de evitar a gravidez na adolescência e apoiar os adolescentes.
O psicólogo Edson Rodrigues, participou do evento representando a Secretaria de Educação e enfatizou a importância da prevenção e da educação sexual. “Orientar sobre a sexualidade é completamente diferente de induzir ao ato sexual. É necessário quebrar tabus para que possamos educar e prevenir, reduzindo os impactos negativos da gravidez precoce, como a evasão escolar e a entrada prematura no mercado de trabalho”, disse
De acordo com dados do IBGE/Censo Demográfico (2010), adolescentes e jovens brasileiras entre 15 e 19 anos que tiveram filhos apresentam maiores taxas de abandono escolar e dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

A secretária de Saúde, Victoria Moura, reforçou que a prevenção da gravidez precoce exige um trabalho conjunto entre saúde, assistência social e educação. “A prevenção começa com informação na escola, por meio de palestras e orientação sexual. Também passa pelo papel da assistência social, garantindo acolhimento às famílias em situação de vulnerabilidade. E, quando a gravidez ocorre, é fundamental que a área da saúde assegure atendimento adequado e um pré-natal de qualidade”, destacou.
A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência seguirá com uma programação diversificada, incluindo atividades educativas em escolas, debates com profissionais da saúde e assistência social, além de campanhas de conscientização voltadas para adolescentes e suas famílias. A iniciativa busca, a longo prazo, reduzir os índices de gravidez na adolescência e promover uma sociedade mais informada e preparada para enfrentar esse desafio.
Ao longo da semana, serão realizadas palestras em escolas e unidades de saúde, reforçando a importância da educação preventiva e do diálogo sobre sexualidade na adolescência.
Da Redação Secom
Fotos: Ary Brito