Semads realiza o “I Tour Inclusivo” para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assistidas pela Prefeitura

0

Maria José da Silva: “É muito bom ter esse tipo de momento. Eu e meu filho estávamos precisando sair um pouco de casa”

A Prefeitura de Marituba, por meio do Serviço de Inclusão e Cidadania (SIC), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Semads), realizou no último sábado (28), o “I Tour Inclusivo”, passeio que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), e visitou alguns dos pontos turísticos de Marituba. O ponto de encontro foi na Praça Matriz, no bairro Centro. 

Ao todo, 40 pessoas participaram do passeio, entre idosos e pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assistidos pelo SIC de Marituba. Uma das pessoas foi a dona de casa Maria José da Silva, 58 anos, que levou o filho Eldon da Silva, que faz parte da Banda Inclusiva de Marituba. “É muito bom ter esse tipo de momento. Nós, eu e meu filho, estávamos precisando sair um pouco de casa. Ajuda demais no dia a dia”, disse a dona de casa. 
“Gostei muito de estar aqui. Foi muito bacana. Fico feliz com isso”, comentou Eldon da Silva. 

O ponto de encontro foi na Praça Matriz

O passeio fez parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que é celebrada todos os anos de 21 a 28 de agosto. Em 2021, o tema usado em destaque: “É Tempo de Transformar, Conhecimento em Ação”. O passeio em Marituba percorreu a Estrada da Pirelli, BR-316 e o balneário Reserva Parque, localizado no bairro Decouville, além de outros pontos. A titular do SIC de Marituba, Gleuba Irlanda, resumiu a finalidade da ação. 
“A ideia do passeio foi garantir o direito da pessoa com deficiência. O tema da campanha nacional nos motivou ainda mais. Queremos englobar todos os PCD´s e idosos que são assistidos pela Prefeitura”, destacou.
Por conta dos cuidados contra a disseminação da Covid-19, foram convidadas algumas pessoas assistidas pelas cinco Unidades de Apoio à Educação Especializada e Inclusiva e os quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Marituba.

O passeio visitou vias importantes, pontos turísticos e balneários de Marituba

Texto: Luiz Antonio Pinto
Fotos: Wenderson Santos  

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade