A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), promoveu, nesta semana, mais uma atividade do Projeto de Trabalho Social (PTS) voltado às 749 famílias que receberam unidades habitacionais no Residencial Parque dos Umaris, bairro Uriboca, no ano de 2018. O encontro acontece em parceria a empresa ABRADESA e com apoio da Caixa Econômica Federa, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dom Zico e contou com a presença de diversos moradores.
O evento do dia foi marcado por uma palestra informativa sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência, promovendo um momento de diálogo e reflexão entre as famílias, representantes da SEHAB, ABRADESA e líderes comunitários. A iniciativa buscou conscientizar os moradores sobre a importância de construir uma comunidade acolhedora e inclusiva para todos.
Leandro Medeiros, assistente social e técnico responsável pelo Projeto de Trabalho Social do Residencial Parque dos Umaris, explicou o impacto positivo que o projeto tem gerado entre os beneficiários. ” Por meio do projeto, a Sehab promove o conhecimento sobre os direitos e deveres dos indivíduos”, explica. Ele destaca que, além das ações de conscientização, o PTS também inclui atividades práticas como a criação de hortas comunitárias e a arborização do residencial, programada para este mês.
Quanto ao eixo do projeto voltado à geração de trabalho e renda, Leandro ressaltou a importância dos cursos oferecidos. “Estão abertas as inscrições para os cursos de formação de frentista, manipulação e conservação de alimentos, voltado para o açaí. Para os próximos meses, temos uma programação extensa com cursos de educação ambiental e patrimonial,” comentou.
Por meio do projeto, a Sehab trabalha fortalecendo vínculos familiares, oferendo qualificação profissional e apoiando famílias na geração de renda.
Da Redação Comus
Fotos: Ary Brito