Segundo dia do “Pedala Marituba” mobiliza amantes do ciclismo e da natureza

Francisco e Luiz Henrique, pai e filho no “Pedala Marituba”

O mecânico Francisco Silva, 48 anos, e o estudante Luiz Henrique Silva, 15 anos, são pai e filho, unidos por uma paixão, o ciclismo. Os dois acordaram cedo neste domingo (29), pegaram seus equipamentos de proteção, suas bikes e partiram em direção à Estrada da Pirelli, onde se juntaram a mais 200 ciclistas que estavam participando do segundo dia do “Pedala Marituba”.

Patrícia Mendes e João Paulo Mota: Respeito e segurança para o ciclista

A prefeita Patrícia Mendes deu a largada no evento que percorreu mais de 10 quilômetros do Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia. Os ciclistas se reuniram logo cedo, às 6 horas da manhã, no canteiro central da Estrada da Pirelli, onde encontraram toda uma estrutura montada para o início do passeio.

Um café da manhã aguardava os ciclistas que também puderam verificar a pressão arterial, tomar a vacina contra a gripe, verificar o índice de glicemia, receber material informativo sobre segurança e se confraternizar com os amantes da natureza.

O “Pedala Marituba” percorreu 10 quilômetros da Revis Metrópole da Amazônia

O “Pedala Marituba” foi promovido neste sábado (28) e domingo (29), pela Diretoria de Trânsito (Diretran), para reunir os amantes do esporte, discutir segurança e respeito no trânsito, arrecadar alimentos, e mobilizar a comunidade de forma educativa para as mudanças que serão implantadas, como ciclovias e ciclofaixas nas vias de Marituba.

“O objetivo é incentivar a prática do ciclismo e conscientizar a comunidade sobre os cuidados necessários para a prática do esporte e também os benefícios para a mobilidade urbana em Marituba”, destacou João Paulo Mota, diretor de Trânsito de Marituba.

“Pedala Marituba” reuniu os amantes do ciclismo em dois dias de evento

“O uso da bicicleta conquistou o coração dos maritubenses nestes últimos anos, seja em busca por um esporte, uma vida mais saudável ou forma mais econômica de transporte, e nós como gestão temos que acompanhar estas mudanças. Por isso, através da Diretran, estamos realizando estudos para oferecer a estrutura e segurança necessárias para esta parcela da população que faz deste esporte e meio de transporte uma paixão”, destacou Patrícia Mendes.

Neste domingo, os ciclistas percorreram as trilhas da Revis Metrópole da Amazônia, uma das maiores áreas de conservação da Região Metropolitana de Belém (RMB). Além da exuberante natureza, a unidade de conservação possui mais de 15 km de trilhas e as ruínas da antiga Fábrica de Pneus da Pirelli, além de seringais ainda em produção. Uma excelente opção de passeio e de prática de turismo de natureza e aventura.

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Wenderson Santos