Segmob realiza aula prática para futuros agentes de trânsito

“Neste momento, é chegada a prática, quando estamos nas ruas e sentimos como é o trabalho de um agente de trânsito. Estou aqui porque, por meio deste trabalho, quero alcançar objetivos maiores na minha vida”, comentou Benício Oliveira, de 31 anos, um dos alunos que participaram da aula prática realizada durante esta quinta-feira (15), na Praça Matriz de Marituba. A capacitação tem objetivo de formar novos agentes de trânsito para trabalhar nas operações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana do município (Segmob).

Ao todo, dez alunos participaram da aula prática, que é a última etapa antes da formação profissional. Com a formação completa, os alunos vão poder atuar dentro das competências que o agente de trânsito tem, que são: orientar, fiscalizar e organizar o trânsito. Podem ser abordados pelos agentes de trânsitos, condutores de carros, ônibus, caminhões, motociclistas, ciclistas e, também, pedestres.

Segundo o instrutor de Trânsito e responsável pela turma, Jackson Joufre, o aprimoramento e treino dos futuros agentes são muito importantes para que se possa ter um trânsito melhor no município de Marituba. “Esse momento que estamos realizando é muito relevante, pois a partir dele vamos colocar na prática todos os assuntos e orientações repassadas para estes alunos durante 200 horas de aulas. Assim, esperamos obter um bom resultado nas ruas do município”, pontuou.

As aulas práticas representam a última etapa da formação profissional

Durante a aula prática, os alunos realizaram abordagens educativas. Observaram a documentação do condutor de cada veículo e também as condições de carros, caminhões e motos. Se algo de irregular fosse encontrado, o caso era repassado para os agentes de Trânsito da Diretoria de Trânsito de Marituba (Diretran), para que as medidas legais fossem tomadas.

“Algumas situações que poderiam ser mais graves, como um veículo apresentar situação de roubo ou furto, exigiriam o trabalho da Guarda Municipal junto à Polícia Militar”, informou Jackson Joufre.

Deram suporte à aula prática de agentes de Trânsito, a Guarda Civil Municipal; Polícia Militar; além de agentes das diretorias de Trânsito e Transporte de Marituba.

Texto: Luiz Antônio Pinto

Fotos: Vitor Dagort