Segmob garantiu a segurança em Marituba no segundo dia da prova do Enem

No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ultimo domingo (29), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Marituba (Segmob), esteve nas ruas garantindo a segurança durante a execução das provas e a aplicação da gratuidade nos transportes alternativos municipais concedida pela Prefeitura de Marituba.

A Segmob trabalhou em três frentes: a Guarda Civil Municipal atuando no patrulhamento das ruas centrais e próximas aos locais de prova, assim como nas escolas onde os exames estavam sendo realizados.

A Diretoria de Trânsito (Diretran) e a Diretoria de Transportes (Dirtrans), agiram na fiscalização dos transportes alternativos. A Segmob também estava representada no Centro Integrado de Operações (Ciop), operando o monitoramento através de câmeras.

Ao todo, foram utilizadas, neste segundo dia da chamada “Operação Enem”, um total de 20 servidores do município, sendo 10 Guardas Civis Municipais. Também foram empregadas duas viaturas e três motos. Foram oito agentes do Dirtrans em duas viaturas e dois agentes do Diretran em uma viatura.

“ Neste segundo dia tivemos um balanço positivo, porque além de trabalharmos de forma integrada com o 21BPM conseguimos coibir e fiscalizar todas as ações envolvendo o ENEM de forma que a operação fosse bem executada e sem nenhum tipo de evento que pudesse inviabilizar o bom andamento da prova”, ressaltou o titular da Segmob, coronel Janderson Viana.

Ainda de acordo com o titular da Segmob, no segundo dia de prova não foram montados pontos fixos. As equipes atuaram de forma estratégica para cobrir o perímetro de todas as escolas onde estava sendo aplicado o Enem, bem como nas vias onde o transporte alternativo tem rota fixa.

A Operação Enem 2021 teve como foco fiscalizar a garantia de transporte coletivo com segurança e gratuidade aos vestibulandos de Marituba, além dos ônibus e micro-ônibus fiscalizado. 32 veículos de transporte individual de passageiros foram abordados e 07 foram notificados por irregularidades, como ausência de capacete de segurança ou por transporte clandestino de passageiros.

Da Redação Comus