Sedeter realiza oficina de boas práticas na produção do açaí

Como parte da programação do 1° Festival do Açaí, a Prefeitura de Marituba, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Sesau), Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap) e de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), realizou a oficina de “Boas práticas na produção artesanal do açaí”, durante a tarde desta sexta-feira (26) no restaurante Açaí Quero Mais, Bairro Decouville.

Oficina realizada pela Prefeitura de Marituba, em parceria com a sala do empreendedor do Sebrae Pará

A oficina abordou procedimentos que devem ser adotados no dia a dia em todas as etapas de produção do fruto, desde o plantio, passando pela colheita até a comercialização. Lavar as mãos com água e sabão, uso de touca, avental máscara, botas e luvas durante o manuseio do fruto, ajudam a manter a higiene que tem impacto direto na qualidade do produto e saúde dos consumidores.

Claudia Beltrão trabalha há 28 anos com a produção da polpa de Açaí

A moradora do bairro Almir Gabriel, Claudia Beltrão, 43 anos, trabalha desde os 15 anos como batedora de açaí, função que aprendeu com a família, e relata que oficinas, cursos e palestras do festival lhe ajudam a melhor compreender em quais pontos pode melhorar o trabalho que desempenha com muito gosto há 28 anos.

“Esses dias foram muito importantes para que nós, empreendedores de um ramo tão importante para economia do Estado, sejamos mais capacitados e inovemos para melhor atender nossos clientes”, disse.

A capacitação dos empreendedores de Açaí contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará), por meio da sala do empreendedor, tendo como facilitador da oficina, o gestor de projeto da cadeia produtiva do açaí, Mauro Pereira. O momento contou ainda com a presença do gerente do Banco da Amazônia, BASA, Adailton Freire, que falou sobre linha de crédito, capital para diversos empreendimentos no munícipio.

“O festival do Açaí é o primeiro a ser realizado no munícipio, porque a gestão tem trabalhado para oferecer o melhor para a geração de emprego e renda em Marituba”, avaliou o titular da Sedeter, Igor Castro.

Da Redação Comus

Fotos Patrik Silva