Visando levar saúde, bem-estar a todos e melhoria na qualidade do atendimento, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou ao longo destes dois anos de gestão várias melhorias na área da saúde.

Marituba recebeu a  revitalização das unidades de saúde São João, Uriboca e Nova Marituba e ainda nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II e AD proporcionando conforto e maior comodidade aos pacientes atendidos nestes locais.

A população que reside nos bairros mais distantes do centro também ganhou mais agilidade para marcar suas consultas e exames especializados com a descentralização da Diretoria de Regulação, Avaliação, Auditoria e Controle (Dirac). Agora as unidades de saúde Bela Vista, São João e Riacho Doce contam com este serviço de regulação na própria unidade.

“Agora, os pacientes atendidos nestas unidades de saúde não precisam se deslocar até o Dirac para marcar a sua consulta ou exame”, explica o diretor de Atenção à Saúde, Victor Cunha. Ele explica ainda que a meta da Sesau é implementar este serviço em mais três unidades de saúde ainda no primeiro semestre de 2023.

Atendimento equipes de saúde

Por meio do aumento de mais cinco equipes de profissionais da Estratégia Saúde da Família a atenção básica aumentou a cobertura em saúde de 43% para 63%. Além disso, atualmente 13 unidades de saúde já contam com o atendimento por meio do Prontuário Eletrônico que possibilita que as informações a respeito do paciente sejam registradas no sistema e-SUS Atenção Primária facilitando e agilizando o atendimento, organizando demandas e garantindo qualidade no atendimento à população.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O sistema traz celeridade no atendimento ao paciente, além organizar demandas e possibilitar melhorias do cuidado à saúde

Marituba ganhou ainda mais dois consultórios odontológicos que funcionam nas unidades de saúde Nova Marituba e Santa Clara com equipamentos e equipes preparadas para levar saúde bucal à população. Agora, todas as unidades de saúde do município contam com o serviço de atenção bucal

Inaugurações e Reformas

Inauguração do auditório ACS Joelma Teixeira

Ao longo do último ano, Marituba inaugurou o auditório “ACS JOELMA MARIA DA S. OLIVEIRA TEIXEIRA”, nas dependências da Unidade de Saúde Nova Marituba. O local tem capacidade para 200 pessoas e servirá para a realização de eventos e capacitações no município.

O auditório homenageia a servidora municipal que exerceu a função de ACS por 14 anos e que foi vítima da Covid-19 durante o pico da pandemia. A inauguração contou com a presença de Elza Maria da Silva, mãe da servidora homenageada que recebeu um certificado pelos relevantes serviços prestados ao município por Joelma.

Inauguração da ala Pediátrica

O município recebeu também a Ala Pediátrica do Hospital Augusto Chaves com todos os ambientes planejados de acordo com as normas brasileiras de acessibilidade levando atendimento de qualidade e humanização aos nossos munícipes.

O local conta com dose leitos de internação, brinquedoteca, consultório pediátrico, posto de enfermagem e sala de medicação.

Atualmente, passam por reforma o Centro de Especialidades Odontológicas de Marituba e a sala de UTI do Hospital Augusto Chaves com capacidade para cinco leitos. Ambas as reformas são frutos da preocupação desta gestão para com a saúde de cada munícipe de Marituba visando proporcionar melhor qualidade de vida a todos.

Novos serviços

Todas as unidades de saúde do município contam, atualmente, com o serviço de nutrição tornando mais acessível a todos os cuidados a atenção nutricional e alimentar. A farmácia também está disponível em todas as unidades de saúde proporcionando medicamentos básicos e curativos a quem precisa.

Pacientes da unidade de saúde Gilson Ruffino realizando atividades físicas

O programa de Incentivo a Atividade Física (IAF) também tem sido implementado no município. Atualmente, pacientes atendidos nas unidades de Saúde Uriboca, Cristiano Torres, Nossa Senhora da Paz e Gilson Ruffino têm participado de atividades de exercício e alongamento.

“Atualmente, a gente tem feito exercícios com esses pacientes enquanto eles aguardam por atendimentos na unidade de saúde e cadastrado esses pacientes para a partir de fevereiro iniciarmos turmas específicas de exercícios funcionais, contra resistidos, dança, entre outros”, explica o educador físico Yuri Rebelo.

“O objetivo do projeto é fazer com que os pacientes atendidos pela atenção básica sejam inseridos a ações de atividade física visando melhorar o cuidado a estas pessoas por meio da atividade física”, complementa.

Da redação Comus

Fotos: Ary Brito, Patrick Santos e Rodolfo Barros