Ronda escolar faz prevenção às drogas na escola

Respeitar o professor e ter disciplina e responsabilidade. O assunto, que tem sido tema recorrentes em reportagens sobre a insatisfação dos professores em sala de aula, foi abordado com estudantes de Marituba pelo Grupamento da Ronda Escolar (GRE) da Guarda Municipal, que no último dia 12 de março visitou  a Escola Estadual Eduardo Lauande, no bairro Almir Gabriel. O Comandante da Guarda e o GRE fizeram uma espécie de bate-papo com aluis  do ensino fundamental para tratar do tema.

O objetivo da Guarda Municipal, que já vem trabalhando nessa proposta desde o ano passado, é desenvolver o trabalho preventivo e de combate  ás drogas dentro das escolas, através das palestras em sala de aula e de rondas constantes nas proximidades das escolas. A Escola Eduardo Lauande, visitada esta semana, conta hoje com cerca de mil alunos da rede estadual e municipal de ensino.

Para a sub-inspetora da Guarda Municipal, Ana Karolina, essa iniciativa tem sido proveitosa para os alunos e para o bom desempenho da educação escolar. “Nosso objetivo, além de levar segurança como guardas municipais, é também ampliar o conhecimento desses alunos para coisas que não são rotineiras no ensino da sala de aula, como, por exemplo, como dizer não às drogas” diz a comandante do GRE.

Durante a visita, o Secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Osmar Costa Jr, reuniu com a direção da escola para tratar da implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Participou também o comandante da Guarda Municipal, Capitão  Morais, e o  Cabo  Cravo, da PM, membro do Proerd, que deve atuar no município pelo projeto ainda esse semestre.

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, para prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir a essas pressões.