Reunião discute a segurança em transporte público no município de Marituba

A reunião ocorreu na sede da Sesped

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba (SINTRAM/PA) reuniram, na manhã desta quinta-feira (10) com representantes da segurança pública de Marituba e do Governo do Estado com o objetivo de unir forças para encontrar soluções para a questão da segurança nos transportes públicos no município.

Da reunião participaram o Secretario Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SESPED), coronel Janderson Viana, o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Paulo Roberto Amarantes, o Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Marituba, Giovani Nascimento, do diretor de Transporte do município Leonam Moura e o presidente da SINTRAM/PA, Huellem Ferreira.

Para Huellem, o diálogo foi positivo pois significou um primeiro passo para tentar organizar de forma satisfatória a situação da segurança no transporte público, que foi agravada por uma ocorrência policial envolvendo um assalto na rodovia da Pirelli, na última terça-feira (07).

“Todos nos comprometemos hoje a unir forças entre sindicato dos trabalhadores, poder público e acionar os empresários para juntos chegarmos a medidas que tragam mais segurança,tanto para o trabalhador quanto para os passageiros do transporte público na Região Metropolitana de Belém”, destacou o rodoviário.
Para o tenente-coronel Amarantes do 21º BPM, o diálogo entre as partes envolvidas é de fundamental importância para que se encontrem soluções para os principais problemas que envolvem a questão da segurança.

“ A responsabilidade é de todos. Vamos acionar as empresas que transitem em Marituba para que sejam oferecidas melhores condições tanto para quem trabalha quanto para quem utiliza esses serviços”, comentou.

Janderson Viana afirmou que a Sesped sempre esteve de portas abertas em um diálogo constante com a sociedade civil de um modo geral. “Segurança Pública é um trabalho intenso. Após essa reunião iremos traçar estratégias para resolver soluções que irão trazer benefícios para a segurança em todo o município”, destacou.

Principais pontos da reunião:
• Aumento do policiamento ostensivo próximo aos finais de linha com ações preventivas na comunidade;
• Comunicação direta entre os rodoviários, o Centro Integrado de Operações (CIOP) e Guarda Civil Municipal;
• Intensificação da fiscalização nos transportes públicos no município;
• Acionar os empresários das empresas de ônibus para que forneçam melhores condições de trabalho nos finais da linha de ônibus no município, entre outras medidas.

Da Redação Comus

Fotos Patrik Silva