Reunião debate os avanços no setor educacional de Marituba

A secretária Eny Leite falou aos gestores

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu, nesta quinta-feira (10), no auditório da Escola de Atividades Complementares Construindo Cidadania (EACCC), com os gestores das  71 escolas municipais,  para avaliar e comemorar os avanços no setor educacional, após seis meses de gestão. Segundo a titular da Semed, Eny Leite, o principal avanço foi o aumento no número de alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino do município.

“Tivemos escolas que superaram a meta estabelecida, pois aluno precisa estar na escola. Trabalhamos incansavelmente nesses seis meses para estreitar os laços com as famílias e entender a realidade de cada aluno nosso”, declarou a secretária.

Entre as escolas que tiveram um aumento significativo de alunos está a Escola Otília Begot, que pulou de 04 para 126 alunos. A diretora do estabelecimento de ensino disse que uma das estratégias para captar alunos foi a de estar presente no momento da matrícula. “Tanto eu quanto a vice-diretora, ficamos ali no momento da matrícula, no intuito de nos apresentarmos à comunidade, de fazer a proposta de nossa concepção pedagógica e dos planos que tínhamos para melhorar a qualidade de ensino ofertado pela Escola Otília Begot. Foi um trabalho humanizado desde o acolhimento, muito significativo para os pais, que relataram o quanto era interessante estarmos ali. Também fizemos a busca dos alunos que ainda não haviam se rematriculado, fomos atrás do número de telefone, do endereço, pois o contexto da pandemia fez com que muitos pais relaxassem nesse dever de ir até a escola, renovar a matrícula do do seu filho”, explicou.

O encontro com as gestoras contou com a participação do Chefe de Gabinete da Prefeitura, Jânio Marinho e da Chefe de Recursos Humanos da Prefeitura, Viviana Fontinele, que elogiou a atuação das equipes de servidores nas escolas do município. “Tenho encontrado equipes acolhedoras nas escolas e esse é o perfil da gestão municipal hoje. Nós representamos a prefeita no desempenho de nossas atividades, então, precisamos levar para as escolas a leveza e o acolhimento dessa gestão”, reforçou Viviana.

Jânio Marinho destacou a preocupação da gestora municipal com a classe dos professores. “Essa gestão foi a que mais valorizou os professores do município. Além disso, temos uma secretária de Educação comprometida e que vem executando um excelente trabalho. Ela tem a vivência da educação e sabe, por ser professora, as necessidades do setor, pois já esteve do outro lado”, destacou.

O evento abordou vários temas de interesse dos educadores de Marituba

Texto: Rosa Borges – Ascom Semed

Fotos: Wenderson Santos