Reunião de planejamento com Secretários Escolares

Com objetivo de pautar atribuições e sanar dúvidas do ano anterior, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio dos seus departamentos de Diretoria de Ensino e Censo Escolar, realizou entre os dias 12 e 17 de janeiro, na sede da Secretaria, reunião de alinhamento com todos os secretários escolares da rede municipal de ensino.

Em grupos, divididos por etapas de ensino: educação infantil, fundamental I, fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), as reuniões tiveram como mote “a relevância de seguir o planejamento do calendário escolar, para que as escolas cumpram com os prazos necessários e trabalhe em conjunto com a Semed. Com a responsabilidade necessária, nos repasses dos resultados dos alunos, pois além de afetar a vida acadêmica do discente, impacta também no fluxo do censo”, relata o coordenador do Censo Escolar, Wellington Blender.

Secretários escolares da rede municipal de ensino

O fluxo do Censo Escolar, é o coeficiente multiplicador da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova que verifica o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas dos municípios no Brasil.

Ferramenta de coleta de informações na educação básica brasileira, o Censo Escolar tem como finalidade auxiliar as políticas públicas e arrecadar os recursos da educação do município. A comunicação estabelecida com as escolas, é primordial para que a Semed esteja ciente do andamento do ano letivo nas escolas municipais.

“Além dos esclarecimentos, por parte da Secretaria de Educação, a reunião foi de suma importância pela troca de experiência entre os secretários escolares. Esse momento de diálogo é de grande valia para desempenharmos com excelência nossas tarefas ao longo ano letivo”, pontua a secretária da escola municipal Laura Falcão, Claudia Santos.

Sede da Secretaria Municipal de Educação

A principal função do secretário escolar é administrar a parte documental dos alunos. Serviço de suma importância no qual o censo escolar se alicerça para as estatísticas e os dados dos alunos na secretaria municipal de educação, com o intuito de acompanhar a evolução das matrículas, taxa de aprovação/reprovação de alunos, por exemplo.

“Somos necessários para um bom funcionamento das atividades nas escolas, houve esclarecimentos e novos conhecimentos que vieram para somar e possamos ter mais segurança na realização do trabalho. Sempre que temos dúvidas há alguém para nos auxiliar”, disse o secretário da escola municipal Padre Romeu, Antônio Carvalho.

Texto: Ascom

Fotos: Paulo de Souza