Para quem gosta de realizar passeios em trilhas, conhecer a natureza – tanto a fauna quanto a flora em seu ambiente natural – e ainda um pouco da história sobre o ciclo da borracha em Marituba, uma ótima opção é realizar uma caminhada ecológica ou passeio ciclístico no Refúgio de Vida Silvestre da Amazônia (REVIS), também conhecido como a antiga Fábrica da Pirelli.

Refúgio de Vida Silvestre da Amazônia

Existem diversos tipos de passeios ecológicos que podem ser realizados como a visitação nas áreas de patrimônio histórico da antiga fábrica da Pirelli, Trilha do Circuito da Pirelli – passeio ciclístico com duração de aproximadamente 5h – e trilhas em caminhadas com duração média de 40min.

“Aqui em Marituba temos o que há de mais belo com relação ao turismo e é muito bom ter esse contato com a natureza, conhecer um pouco mais sobre nossa fauna, nossa flora e sobre a nossa história é um passeio completo que vale a pena ser realizado”, afirma a tecnóloga em gestão ambiental e condutora de trilhas e caminhadas, Aline de Oliveira, incentivando o turismo no nosso município.

Visando a proteção do ambiente e da pessoa que deseja visitar o local, todo passeio realizado no Revis deve ser acompanhado de um condutor de trilhas e caminhadas habilitado na condução contatado antecipadamente ou por meio de autorização do órgão gestor da Unidade – Ideflor-bio, enviando a solicitação de visita para o e-mail: revisma@ideflorbio.pa.gov.br, com no mínimo 10 dias de antecedência, nesse caso a entrada é gratuita e pode ser solicitada por pessoa física, instituições de ensino e pesquisa, entidades públicas, projetos sociais e sociedade civil.

O local – O Refúgio de Vida Silvestre da Amazônia é uma unidade de conservação integral administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor-bio e é uma das maiores áreas de conservação da Região Metropolitana de Belém (RMB) com 6.367.27 hectares (63,67 km²) de floresta protegida assegurando condições para a existência e reprodução de espécies da fauna e flora.

História – Em 1954, a empresa Pirelli S/A comprou a “Fazenda Oriboca”, a qual ficou popularmente conhecida como a “Fazenda da Pirelli” iniciando a criação de bois e o trabalho com agricultura. Neste período o local recebeu trabalhadores de todo o Brasil que passaram a morar na fazenda e ainda construíram uma pequena capela para manter a religiosidade mais próxima.

Ruínas da Igreja construída dentro da antiga Fábrica da Pirelli

No ano de 1972 a administração da fazenda realizou um grande plantio de seringueiras afim de fomentar o chamado “ouro branco” – borracha extraída das seringueiras. Contudo, a tentativa de aumentar os lucros por meio da borracha não teve grande sucesso, a fazenda entrou em crise financeira e foi vendida no ano de 1996. Atualmente o local se tornou um refúgio de vidas silvestres e suas construções que se tornaram em ruínas são mantidas para visitação.

Como chegar – O REVIS fica a 23 Km do município de Belém. Com acesso realizado por via terrestre, pela Rodovia BR-316 até o município de Marituba, o visitante segue até o Km 14, dobrando em seguida na “Estrada da Pirelli”. Percorrendo mais 4 Km pela estrada, chega-se à entrada da unidade. O REVIS compõe o mosaico de unidades de conservação da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Da Redação Comus

Fotos: Divulgação

Galeria 

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade