Uma das melhores opções para quem quer se aventurar na Região Metropolitana de Belém (RMB) é a unidade de conservação gerida pelo Governo do Estado que, era propriedade particular da antiga Fábrica Pirelli e fica localizado a 23 Km do município de Belém, capital do Estado.

A história do local inicia no século XIX onde funcionavam os engenhos de maré, engenhos de cana-de-açúcar movidos pela força das marés, tendo como proprietário na época o Conde Coma Mello e se chamando Fazenda Oriboca.
Já no século XX a fazenda foi comprada pela Pirelli S/A passa a ser conhecida como “Fazenda da Pirelli”, finalizando seu período histórico como “Fazenda Guamá”, até o fechamento de suas atividades entre as décadas de 1980 e 1990.
O local possui ecossistemas aquáticos (6,5%) que contemplam o rio Guamá, pequenos furos e igarapés; ecossistemas de terra firme (25,7%) que contemplam capoeiras, pastagens abandonadas, assim com as plantações de seringueira e urucum; e ecossistemas de várzea (67,8%), contemplando florestas preservadas.
Aproximadamente 28 famílias residem na unidade, as quais trabalham na extração do látex da seringueira, do urucum e do cacau, na pesca de subsistência e na exploração do açaí.

Como atrativos naturais destacam-se o Lago da Onça, o Igarapé do Dique, sua fauna e floras diversas.
Os visitantes podem encontrar também rios, furos, igarapés e ainda caminhar nas trilhas como a da Seringueira, Samambaia, Quati, Circuito da Pirelli e trilhas de “aventura” para prática de corridas de bicicleta ou a pé.
Os visitantes podem conhecer a história da UC com construções antigas (resquícios de Engenho e da fazenda da Pirelli) e a extração de látex, Comunidades do Dique e Três Marcos (remanescentes da fazenda Guamá), Comunidades tradicionais Ponta Negra e Santo Amaro (dentro da UC).

O Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia está aberto todos os dias. Para visitar a Unidade de Conservação é necessário autorização do órgão gestor da Unidade – Ideflor-bio, enviando a solicitação de visita para o e-mail: comgrb.dgmuc@gmail.com no mínimo 10 dias de antecedência.
A entrada é gratuita e pode ser solicitada por pessoa física, por instituições de ensino e pesquisa, entidades públicas, projetos sociais e sociedade civil.
Todas as pesquisas na Unidade deverão ser solicitadas e autorizadas pelo órgão gestor, através do formulário disponível no site https://ideflorbio.pa.gov.br/.
Para chegar até o local o visitante segue até o Km 14, dobrando em seguida na “Estrada da Pirelli”. Percorrendo mais 4 Km pela estrada, chega-se à entrada da unidade.
Para realizar as trilhas é necessário estar vestido adequadamente, utilizando chapéu, camisa de manga comprida ou casaco ou jaqueta, calça comprida, calçado adequado (bota ou tênis). Levar repelente e protetor solar. Os visitantes poderão realizar visita monitorada (mediante solicitação junto ao órgão gestor) ou visita guiada (através da contratação de serviços dos guias credenciados).
Da Redação Comus
Com informações do Ideflor-Bio
Fotos: Ary Brito




