A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), realizou nesta quarta-feira (10) mais uma edição do Projeto Educa Som, iniciativa que busca despertar o interesse pela música entre os estudantes do município.
Nesta edição, realizada na Escola Nossa Senhora da Paz, os alunos dos cursos de violão e flauta da Semjuv fizeram uma apresentação especial, levando arte, cultura e inspiração para a comunidade escolar. O repertório contou com músicas, executadas pelos jovens que já participam das formações oferecidas pela secretaria.
Após a apresentação, os estudantes da escola puderam participar de um momento interativo, em que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre música e instrumentos. Nesse espaço, os alunos da Semjuv atuaram como multiplicadores de conhecimento, ensinando e estimulando os alunos a se aproximarem do universo musical.

O projeto Educa Som visa formar músicos por meio de cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria da Juventude, possibilitando que mais jovens descubram seu talento e interesse pela música. Para o professor de violão da Semjuv, Marcos Lima, a música tem um grande poder de transformar vidas. “A música ajuda na concentração, na disciplina e funciona até como terapia para muita gente. O Educa Som abre oportunidades para jovens que não teriam condições de pagar por um curso de música que não é barato”, disse.
O projeto já vem conquistando cada vez mais participantes e deverá passar por outras escolas do município, ampliando o alcance da música como ferramenta de transformação social.
Secretaria de Comunicação de Marituba
Fotos: Ary Brito