Projeto da Semed para elevar Ideb de Marituba promove encontros com pais de alunos

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A Secretaria Municipal de Educação – Semed, dá continuidade as ações do Projeto ‘’#Ideb a Todo Vapor’’, junto às escolas municipais, visando o aumento do índice educacional no município de Marituba.

Pais e responsáveis conhecem o projeto #Ideb a todo vapor, da Semed.

Na última sexta-feira (27), a equipe do projeto reuniu com pais de alunos do 5º e 9º anos da escola Nossa Senhora do Rosário, para apresentar o projeto e informá-los sobre a necessidade de implantação do mesmo, da sua metodologia de trabalho, além da importância da família no processo educativo dos alunos.

Segundo Alan Siqueira, pedagogo da Semed, que integra a equipe pedagógica do projeto, é imprescindível a parceria dos responsáveis para que o ‘’#Ideb a todo vapor’’ possa alcançar seu objetivo.

‘’É o momento de nós, técnicos pedagógicos que integramos a equipe do projeto, nos aproximarmos dos pais para mostrar a realidade que o aluno está vivenciando e compartilharmos com eles a responsabilidade de fazer com que as nossas notas sejam elevadas, ou seja, o sucesso do projeto’’.

Alan Siqueira destaca que a necessidade desses encontros nas escolas municipais.

‘’Destacamos que família e escola andam lado a lado no processo de educação dos nossos discentes, por isso a necessidade dessas reuniões nas escolas. Ressaltamos o papel fundamental das instituições de ensino que convocam os pais e nos convidam à reunião, logo percebemos o grande interesse em fazer com que o trabalho dê certo’’, concluiu.

O projeto ‘’#Ideb a todo vapor’’, criado pela coordenação pedagógica da Semed, almeja a melhoria da educação básica do município e, consequentemente, elevar a nota do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que hoje é ainda muito baixo em Marituba.

O IDEB é definido a partir das avaliações realizadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, a ocorrer este ano no período de 08 de novembro a 10 de dezembro.

As avaliações do Saeb são realizadas por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. Essas provas permitem que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. (Fonte: Portal do Ministério da Educação).

Texto: Rosa Borges (Ascom Semed)

Fotos: Arquivo Semed

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