Projeto da Prefeitura de Marituba revitaliza 100% das praças no município

Marituba possui 24 praças. Para revitalizar estes espaços de convívio pessoal, a Prefeitura de Marituba está executando o projeto que irá revitalizar 100% destes logradouros públicos, além de construir mais seis espaços públicos voltados para o convívio social, manifestações culturais, e que passarão a contar com pontos de geração de emprego e renda nas comunidades onde estão inseridas.

É o “Transformar para Viver bem” que levará transformação para as praças de Marituba. A primeira praça do projeto já será entregue agora em abril, a Praça da Colônia, que passou por serviços de revitalização e será inaugurada  dentro das comemorações do aniversário de emancipação de Marituba.

No bairro Mário Couto está sendo construída uma grande praça na entrada do Conjunto Marituba I, em uma área de 4.426,25m². O local terá uma área arborizada, iluminada devidamente pavimentada, classificado como praça jardim, que irá gerar um impacto visual positivo para a entrada do conjunto residencial.

Praça da Bíblia, está sendo revitalizada

Um dos idealizadores do projeto “Transformar para Viver bem” é Luciano Ramos, ele conta que esta foi uma das promessas de campanha da atual gestão e que consta no Plano Plurianual do Município de Marituba 2022-2025.

Ele explica que o objetivo é alcançar 100% das praças de Marituba e ainda serão construir seis novas em comunidades que ainda não contam com este tipo de equipamento público.

As praças, além de espaço de convívio, de lazer, irão contar também com quiosques para a comercialização de produtos para a geração de emprego e renda para os próprios moradores da comunidade.

Luciano Ramos e Gabriela Serrão são responsáveis pelo “Transformar para Viver bem”

”Uma praça é um local onde devem ocorrer os mais importantes eventos sociais, as atividades comunitárias, de vital importância para uma cidade e seus cidadãos, e é isso que a gestão leva em conta na hora de valorizar estes espaços públicos”, destacou Luciano.

A diretora de Obras, arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (SEIDUR), Gabriela Serrão, explica que o conceito dos projetos das praças levam em conta que este a deve ser um ponto de encontro e de trânsito de pessoas, livre de veículos.

“Além de um meio de lazer, a praça tem como objetivo propiciar às pessoas  qualidade de vida, prevenção de doenças, e também como uma forma de sociabilização e troca de experiências”, explica a arquiteta.

Além de lazer, a praça trará segurança, diz o mototaxista Fábio

Qualidade de Vida – Para o mototaxista Fábio Oliveira, 35 anos, morador do bairro Mário Couto, a construção da praça da entrada do Mário Couto trará não apenas lazer e oportunidade de renda, mas também segurança. “Aqui neste local havia muitos assaltos, uma praça bonita e bem vigiada irá trazer muitas coisas boas para o bairro”, comentou.

Pra dar nomes as novas praças um Projeto de lei será enviado a Câmara Municipal para a escolha de nomes de trabalhadores da Estrada de Ferro Belém Bragança, que deu origem ao município.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e Vitor Dagort