Programa Tempo de Aprender será implementado nas escolas municipais de Marituba

0

A Coordenadora Municipal do Programa Tempo de Aprender, Sebastiana Holanda da Costa

A Secretaria Municipal de Ensino de Marituba (Semed) reuniu, nesta sexta-feira (18), gestores e coordenadores pedagógicos de todas as escolas do município para a implementação oficial do Programa Tempo de Aprender, criado pelo Ministério da Educação (MEC), que visa a alfabetização de forma abrangente e se propõe a melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas.

Segundo o coordenador do Departamento de Programas, Planos e Projetos da Semed, Anderson Conceição, o Tempo de Aprender é destinado aos profissionais da educação que atuam no último ano da pré-escola e do 1º e 2º ano do ensino fundamental das redes públicas de ensino .“Nosso objetivo hoje aqui é garantir o desenvolvimento do programa, possibilitando o apoio e a unificação das ações pedagógicas das escolas para o cumprimento da Política Nacional de Alfabetização”, declarou.

A gestora da Escola Santa Teresa D’ávila, Maria José Nascimento

A Coordenadora Municipal do Programa Tempo de Aprender, Sebastiana Holanda da Costa, a motivação maior do encontro com gestores e coordenadores pedagógicos foi o de apresentar  as diretrizes que regem o programa Tempo de Aprender. “O programa foi Instituído pela Portaria 280,  de 19 de fevereiro de 2020, com a finalidade melhorar a qualidade da alfabetização. Nós esperamos que através das ações do programa, possamos fortalecer e identificar o processo de alfabetização dos estudantes do nosso município”, reforçou. Para a gestora da Escola Santa Teresa D’ávila, Maria José Nascimento, “o programa veio para somar e contribuir muito para a valorização dos alunos em fase de alfabetização”, afirmou.

Outra gestora que destaca a importância do programa é Euziclene Souza, da Escola Dolores Martins. “Esse programa vem ajudar muito o professor em sala de aula para que se tenha uma alfabetização de qualidade. O programa disponibiliza ferramentas e material didático para que o alfabetizador desenvolva um trabalho com a criança, e esta aprenda no tempo dela”, explicou. Segundo o portal da Política Nacional de Alfabetização-PNA, o programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas em quatro eixos:  formação continuada de profissionais da alfabetização;  apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização; aprimoramento das avaliações da alfabetização; e valorização dos profissionais da alfabetização.

Todas as escolas do município devem aderir ao programa

 

Texto: Rosa Borges

Fotos: Wenderson Santos 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade