Com o objetivo de garantir os direitos de pessoas em sofrimento mental, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou nesta quarta-feira (31), uma capacitação voltada a profissionais de saúde com o tema “Luta antimanicomial: o ontem, o hoje e o esperançar do amanhã”.

A capacitação foi ministrada pelas psicólogas, Marilda Couto e Sylvana Von-Grapp e pela enfermeira especialista em saúde pública, Nasare Monteiro, que reforçaram o combate ao isolamento da pessoa em sofrimento mental uma vez que tal medida reforça preconceitos e pode desencadear agravamentos no sofrimento mental da pessoa.

Psicóloga Marilda Couto 

Para a psicóloga e especialista em saúde mental, Marilda Couto, é possível perceber um aumento nos casos referente a sofrimento mental, principalmente no pós pandemia, por isso esse tema precisa ser pauta prioritária para todos. “É necessário que cada um de nós saiba ouvir e tratar cada indivíduo como uma pessoa única, com suas individualidades e necessidades, oferecendo cuidado em liberdade, fazendo que eles compreendam os seus sintomas e convivam com esses sintomas de uma forma saudável”, disse.

Andreia Barral, gestora da ESF São João

A gestora da unidade de saúde São João, Andreia Barral, participou da capacitação e comenta que é de extrema relevância a atualização de profissionais da saúde em temas como a saúde mental. “A gente deve sempre buscar conhecimento a mais sobre esse tema para que a gente possa oferecer um atendimento de qualidade a todos que buscam por nossos serviços e saber direcionar para o lugar correto este paciente”, afirma.

A Capacitação “Luta antimanicomial: o ontem, o hoje e o esperançar do amanhã” reuniu cerca de 60 profissionais da área da saúde no auditório ACS Joelma Teixeira, no bairro Nova Marituba.

Da redação comus

Fotos: Fernando Nobre

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade