Professores de Marituba são capacitados para a inserção de atividades que visam enfrentar e prevenir a obesidade infantil

0

Cerca de 60 professores participaram de reunião que os capacitou sobre a realização da avaliação antropométrica que avalia a situação nutricional do aluno

As coordenações do Programa Saúde na Escola (PSE) e de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Marituba (SESAU) realizaram, na última semana, uma capacitação com cerca de 60 professores de educação física do município sobre a avaliação antropométrica. Na oportunidade, também firmaram parceria com os professores para a realização das práticas corporais e de atividades físicas para o Programa Crescer Saudável que visa a prevenção e o enfrentamento da obesidade infantil.

De acordo com a coordenadora de nutrição da Sesau, Yvana Lobato, a avaliação antropométrica está inserida no Programa Crescer Saudável e é a aferição de peso e altura da criança, para obter o diagnóstico nutricional da mesma. “Essa avaliação serve para identificar crianças com obesidade e assim podemos começar um acompanhamento nutricional para que ela chegue ao diagnóstico de peso adequado”, afirma.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Letícia Magalhães, explica que a reunião com professores de educação física teve como objetivo incentivá-los a contribuírem na execução do Programa Crescer Saudável que faz parte da programação do PSE. “Temos o objetivo de contribuir com a saúde nutricional das crianças que estão no Ensino Infantil e Fundamental I para melhorar a qualidade de vida das crianças, através de uma alimentação adequada e práticas de atividades físicas regulares”, disse.

Professores também aprenderam sobre o correto preenchimento da ficha de avaliação

A coordenadora do PSE esclarece que a avaliação antropométrica é uma atividade realizada por profissionais da nutrição e por professores de educação física. “Nós os capacitamos para que eles nos ajudem nessa missão de cuidado com a saúde das crianças de Marituba. Nessa capacitação, os professores também aprenderam a preencher a ficha de atividade coletiva que deve ser preenchida após cada avaliação”, pontua.

Texto: Comus Marituba

Fotos: Polyana Couto e Aline Carvalho

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade