Professores de Marituba recebem a primeira dose da vacinação contra a Covid-19

A professora Glauciane Soares antes de receber a primeira dose da vacina

“Eu estou muito feliz e espero que brevemente todos os meus colegas sejam vacinados, assim como toda a população. Viva o SUS e vida a vacina por esse momento que estou vivendo”, disse a professora de Ensino Inclusivo da Escola Nossa Senhora da Paz, Glauciane Soares, após receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 destinada aos professores dos ensinos especializado, inclusivo e infantil de Marituba.
O município de Marituba iniciou nessa segunda-feira (31) a primeira fase da imunização dos professores de ensino especializado, inclusivo e infantil, e seguirá até a próxima quarta-feira (02), no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP).
A coordenadora de Imunização de Marituba, Diana Gomes, explica que a vacinação desse público acontece de forma gradual. “Estamos vacinando por grupos delimitados em horários específicos conforme o plano vacinal elaborado pela equipe da Sesau junto à imunização”, disse a coordenadora.
Para o professor da Unidade Municipal de Apoio à Síndrome de Down e paralisia cerebral (Umads/PC) Rafael Dias, os sentimentos que marcam esse dia são a felicidade e a fé. “É muito gratificante esse momento que estamos vivendo agora com a chegada da vacina para nós, professores. É muito difícil ficar quase um ano e meio sem dar aula. É difícil para o aluno e difícil para nós, educadores”, afirma.

A professora Cássia Dantas ressaltou a importância da imunização

Mesmo com medo de receber injeção, a professora Cássia Dantas não abriu mão da vacina e ressaltou importância da vacinação contra Covid-19. “A gente conseguir chegar a esse ponto de vacinação é gratificante. Por mais que exista o medo de injeção, receber a vacina hoje é um alívio muito grande”, disse. A professora de ensino infantil da Escola Benedito Bezerra Falcão afirma ainda que voltar a rotina no trabalho é algo muito bom. “É o momento que a gente mais está esperando”, concluiu a professora.
Além dos professores, o município de Marituba segue imunizando contra a Covid-19 pessoas dos grupos prioritários definidos pelos planos nacional e estadual de vacinação em todas as unidades de saúde do município. Fazem parte do grupo que vai ser imunizado durante esta semana pessoas com idade entre 18 a 59 anos que tenham alguma comorbidade; doenças crônicas; deficiência permanente grave; além de grávidas e puérperas (com ou sem comorbidade).

Os professores de Marituba receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Serviço: Confira o cronograma vacinal contra Covid-19 para professores:
Terça-feira (01) – Horário: 8h às 12 – Grupo 3
1. E.M.E.F. Suely Falcão (POLO)
2. E.M.E.F. Inácio Rodrigues da Cunha
13. EMEIF Teodorico Aleixo
14. Escola Cordeirinho
15. EMEI Creche NSA. SRA de Nazaré
16. Unidade Municipal de Apoio à Educação Especial e Inclusiva (UMAEEI)
17. Unidade Municipal de Apoio Profissionalizante Especializado de Marituba (UMAPEM)
18. Unidade Municipal de Apoio à Cegos e Surdos (UMACS)
19. Unidade Municipal de Apoio ao Autista de Marituba (UMAAM)
20. Unidade Municipal de Apoio à Síndrome de Down e Paralisia Cerebral (UMASD/PC).
Texto: Aline Carvalho – Ascom Sesau
Fotos: Ary Brito