Profissionais da rede estadual de ensino começaram a ser imunizados em Marituba

O professor Harrison Yunes recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19

“É muito importante passar por esse momento. Estava esperando com muita esperança pela imunização. Agora, quero voltar o quanto antes às aulas presenciais”, celebrou o professor Harrison Yunes, de 35 anos, após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na manhã desta sexta-feira (11), no Instituto de Segurança do Estado do Pará, (Iesp), durante mais uma etapa de vacinação dos profissionais de educação de Marituba. Desta vez, foram imunizados os que trabalham em escolas estaduais localizadas no município.

Há 13 anos trabalhando na área, o professor Eduardo Maciel, de 36 anos, ressaltou o papel da ciência no processo da imunização. “Toda a ciência envolvida por trás da vacina é muito importante. Significa esperança para os dias que estão por vir. Criamos um ciclo de desenvolvimento da sociedade que conta com a saúde, educação e ciência”, pontuou o professor.

Foram imunizados profissionais de oito escolas estaduais, em Marituba

A vacina aplicada foi a Oxford/AstraZeneca. A técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Francisca Ferreira, uma das responsáveis pela aplicação, explicou que o imunizante pode causar alguns sintomas esperados.

“Após a aplicação, sempre recomendamos que as pessoas fiquem atentas aos sintomas que podem aparecer, como febre, dor no corpo, fraqueza. Se os sintomas surgirem, a pessoa pode tomar os remédios que ajudam a combate-los. Mas, se alguma reação mais grave aparecer, é necessário o encaminhamento à unidade de saúde mais próxima”, detalhou.
Serviço –   A Prefeitura de Marituba segue imunizando em todas as unidades de saúde do município idosos, pessoas com idade entre 18 a 59 anos que tenham alguma comorbidade; doenças crônicas; deficiência permanente grave; além de grávidas, puérperas e professores do Ensino Infantil, Especializado, Inclusivo e Fundamental I que não tomaram a primeira dose. A vacinação nas unidades de saúde ocorre de segunda-feira a sexta-feira.

A segunda dose da vacina para quem recebeu a primeira agora será aplicada em setembro

Texto: Luiz Antonio Pinto
Fotos: Vitor Dagort