Visando trazer melhorias para a área da mobilidade urbana e garantir qualidade no transporte público entre Belém e Marituba, a prefeita Patrícia Alencar e o prefeito Edmilson Rodrigues assinaram, na tarde da última quinta-feira (2), um Termo de Cooperação Técnica entre os municípios.

O termo também foi assinado entre as Prefeituras de Belém e Benevides e visa promover melhorias nas atividades de planejamento, gerenciamento, controle e fiscalização do transporte público coletivo tratando a mobilidade urbana entre os municípios de forma igualitária permitindo o mesmo valor tarifário para o deslocamento intermunicipal e fiscalização conjunta entre as entidades de transporte das prefeituras, por exemplo.

Prefeita Patrícia Alencar, Prefeito Edmilson Rodrigues e o Secretário Leonan Moura

Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a mobilidade urbana é um ponto fundamental para melhorar a qualidade de vida da população que mora na região metropolitana. “E o transporte coletivo é determinante, especialmente no cotidiano dos que mais precisam”, disse.

O Secretário de trânsito e transporte, Leonan Moura, pontua que a assinatura do termo entre Belém e Marituba é muito importante para a área do transporte coletivo metropolitano. “Este é um marco na regularização das linhas que estão em funcionamento e no processo de estudo de novas linhas para atender a população com mais qualidade e sustentabilidade”, afirma.

Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito Edmilson Rodrigues lembrou que Belém é a candidata do Brasil a sediar a COP-30, no ano de 2025, e que será importante a parceria de todos os municípios que compõem a região metropolitana para receber o evento.

“Estarmos juntos, todos os municípios metropolitanos, na preparação da maior conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em Belém. Para isto, o evento precisa envolver a região metropolitana da capital, todas as autoridades, e estamos aqui com toda responsabilidade elaborando o plano de desenvolvimento”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues.

O prefeito também falou sobre a importância da união entre os municípios da região metropolitana. “O problema do transporte público é um objetivo a ser resolvido por todos os prefeitos desta região para garantir melhoria na qualidade de vida do povo”, completou.

Para a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, o transporte público é uma área que precisa da atenção de todos os gestores. “Eu tenho certeza que com a nossa união e os nossos esforços, em breve toda a região metropolitana será atendida por um serviço de transporte público de qualidade que é essencial a todos”, disse.

“Temos muitas coisas a ganhar quando se trata da união entre os municípios. E a COP será de grande importância para discutirmos e melhorarmos diversas áreas da região metropolitana”, pontuou Patrícia.

Da Redação Comus (com informações da Agência Belém)

Fotos: Fernando Nobre