Prefeitura tranquiliza Marituba sobre coronavírus, mas permanece alerta

O município de Marituba permanece sem nenhuma notificação de casos suspeitos de Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus. Mesmo assim, as unidades de saúde permanecem em alerta, obedecendo a todos os protocolos determinados pelas autoridades estaduais, nacionais e pelas convenções internacionais.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém grupos de trabalho no setor de vigilância epidemiológica, em contato permanente com as equipes de Belém, Ananindeua e da Secretaria de Estado de Saúde. Os técnicos da secretaria municipal estão habilitados para fazer as investigações de casos suspeitos, orientar pacientes e familiares.

Os profissionais da Sesau, em situações suspeitas, fazem a coleta de material para o exame de Covid. O material é encaminhado para o Laboratório Central do Estado. Se for necessário, os pacientes serão encaminhados para hospitais de referência, como Abelardo Santos, Barros Barreto e Santa Casa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia global por causa da expansão do coronavírus pelo mundo. Já foram registradas, no planeta, mais de 6,5 mil mortes por coronavírus e diagnosticados 170 mil casos nos últimos quatro meses. No Brasil, o Ministério da Saúde contabiliza 200 casos confirmados e 1913 suspeitos. No Pará, até este domingo (15), foram notificados 41 casos suspeitos, dos quais 25 foram descartados e 16 permanecem sob análise.

A Secretaria de Saúde de Marituba permanece em alerta e atenta aos protocolos, por causa da proximidade do município com cidades onde houve notificações de casos suspeitos, como Belém (17 notificações) e Ananindeua (três casos).