Prefeitura segue trabalhando para geração de Emprego, Renda e Economia em Marituba

“É muito gratificante a presença do Sine em Marituba”

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter) segue atuando para gerar ainda mais emprego e renda no munícipio, avaliando positivamente todos os serviços prestados pela pasta durante o ano de 2021.

Sala do Sine – Um grande marco durante o primeiro ano de gestão foi a instalação da sala do Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Marituba, que visa, entre outros objetivos, fortalecer parcerias com as empresas locais, como avalia o Coordenador do Sine em Marituba, Ribamar Farias.

“É muito gratificante a presença do Sine em Marituba, pois nossos munícipes não precisam fazer deslocamento até o munícipio de Ananindeua para buscar os serviços oferecidos. A parceria entre Prefeitura de Marituba e Sine tem sido de muito trabalho e sucesso”, avalia.

Desde sua instalação, em junho de 2021, o quantitativo de cadastramento, encaminhamento, seguro desemprego e das ações do Sine foram de: 919 Intermediações de obra (cadastros), 142 Encaminhamentos realizados, 42 Seguro desemprego, 15 Ações e 6 Palestras do capacita Sine.

Sala do Empreendedor -Mesmo em um ano ainda marcado pela pandemia da covid-19, todas as ações da Sedeter se mantiveram para garantir o atendimento à população. Como parte do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi inaugurada no mês de setembro, a Sala do Empreendedor, espaço destinado ao atendimento para pequenos empresários de Marituba que pretendem formalizar seus empreendimentos.

Isaías Oliveira produz diariamente 90 bolos

A exemplo do pequeno empreendedor Isaías Oliveira, de 43 anos, morador do Bairro Novo, que há sete anos trabalha com a produção de Bolos caseiros, roscas e panetones, viu as vendas alavancar após formalizar seu empreendimento .

“Após a formalização através do MEI (Microempreendedor individual) nossa meta é alugar outro ponto comercial para ampliar o negócio”, disse.

A Sala do Empreendedor, localizada na sede da Sedeter, oferece serviços de consultorias, palestras e cursos gratuitos, além de formalização da empresa e emissão de condição para se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

“Além da formalização, a sala do empreendedor ensina como os pequenos empreendedores podem fornecer para as grandes empresas”, pontua a coordenadora da sala do empreendedor, Evelyne Nascimento.

Escola Municipal de Qualificação Profissional (EMQP) – Visa qualificar pessoas, por meio de cursos profissionalizantes, para o mercado de trabalho e promover o empreendedorismo no munícipio de Marituba.

Os Cursos de Artesanato em papel e papelão, e confecção de bolsas e tecidos; Produção de Bombons Regionais e Camareira foram alguns dos cursos realizados durante o ano de 2021. Todos com certificação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e contou com apoio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

De acordo com o diretor da Escola Municipal de Qualificação Profissional, Gleysson Souza, cerca de 300 pessoas participaram dos cursos profissionalizantes ao longo de 2021.

Cerca de 300 pessoas participaram dos cursos durante o ano de 2021

“Em Marituba a política de trabalho é para que o serviço público leve oportunidade e qualificação às pessoas. Agradecemos o empenho e compromisso da Prefeitura de Marituba e as parcerias da Setur, do Senar e Sebrae”, disse.

Oficinas, palestras, feiras, exposições, seminários, cursos e visitas já estão no cronograma da Sedeter para 2022, que segue trabalhando de forma atuante para mudar a realidade de muitos trabalhadores e gerar mais esperança às pessoas reinserindo-as no mercado de trabalho.

“A iniciativa que visa qualificar pessoas para o mercado de trabalho e promover o empreendedorismo no munícipio de Marituba, é para melhorar a vida das pessoas”, declarou o Secretário Igor Castro.

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Silva e Vitor Dargot