Prefeitura de Marituba fiscaliza feiras e mercados no período da Semana Santa

Equipe oferece álcool 70% no Mercado Municipal

O entra e sai de pessoas, nestes dias que antecedem a Páscoa, no Mercado Municipal Simão Jatene, em Marituba, tem sido intenso. Muita gente atrás dos produtos para o almoço da Semana Santa, principalmente o peixe, como manda a tradição no Brasil. Equipes da Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap), estiveram todos os dias nos mercados e feiras da cidade para fiscalizar o cumprimento das regras de prevenção à Covid-19, como o uso de máscaras, de álcool em gel e o distanciamento social.

Quem chegava ao Mercado Municipal passava por uma equipe da Sedap, que disponibilizava álcool 70% para higienização das mãos. Outra equipe da Secretaria ia aos boxes fiscalizar o distanciamento social e o uso de máscaras, tanto pelos feirantes, quanto pelos consumidores. Segundo o titular da Sedap, Yuri Bastos, todo o esforço foi voltado para garantir um ambiente seguro e agradável para todos. “Temos fiscalizado os mercados e as feiras, para organizar, da melhor maneira possível, os protocolos de segurança sanitária, por conta da pandemia que estamos vivendo há um ano. O espaço e a demanda são grandes e as nossas ações são voltadas para deixar um bom ambiente”, destacou o secretário.

Antônio Assis vende a famosa farinha d’água

Feirante do Mercado desde 2004, Antônio Assis, de 44 anos, mais conhecido como “Bragança”, vende a conhecida farinha d’água. Para ele, ter a atenção e o cuidado do poder público no local é muito satisfatório, uma vez que as vendas estão sendo muito boas. “O movimento está muito bom, graças a Deus. E a fiscalização ajuda muito nisso, porque na hora da venda não sabemos quem está ou não com o vírus, então toda a ajuda é bem-vinda”, salientou.

A dona de casa Fátima Silva, de 48 anos, foi atrás de peixe para a família. Ela elogiou o ambiente e a fiscalização. “Eu vim procurar o peixe. Achei ótima a variedade e a procura, o serviço do mercado está muito bom”, pontuou a dona de casa.

Regularização – Ao todo, o Mercado Municipal Simão Jatene tem 133 boxes disponíveis para o uso de feirantes. Desses, cerca de 100 estão sendo usados. Por isso, a Sedap vai entregar, a partir desta segunda-feira (5), a Autorização de Uso para os feirantes, no período de um ano, de acordo com as diretrizes da Lei Municipal de Feiras e Mercados, n° 324/2015.

Os feirantes estão sendo regularizados no Mercado Simão Jatene

“Estamos fazendo isso para que os feirantes tenham a noção dos direitos e deveres que cada um tem que ter para trabalhar. Pois é sempre válido que o profissional tenha a ideia de fazer o melhor para mercado e para o cliente”, explicou o titular da Sedap, Yuri Bastos.

Serviço:

O Mercado Municipal Simão Jatene fica localizado na avenida Fernando Guilhon, n° 1130, no bairro Uriboca, em Marituba.