Prefeitura firma parceria com produtores locais, para o fornecimento de itens da merenda escolar

Agricultores de Marituba na reunião deste domingo (28)

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap), realizou, na manhã deste domingo (28), no Ginásio Poliesportivo de Marituba, reunião que selou a parceria entre o município e os agricultores locais, com vistas ao abastecimento e fornecimento da merenda escolar para o calendário 2021 da educação municipal.

No evento, estiveram presentes a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes; o titular da Sedap, Yuri Bastos, e representantes de cooperativas, associações, lideranças agrícolas e agricultores de diversas comunidades e localidades do município. Segundo a gestora municipal, a confirmação da parceria é um marco para Marituba. “A gente celebra um momento ímpar no nosso município, no qual nós, por meio das Secretarias de Agricultura e de Educação, vamos poder contemplar todos os agricultores da nossa cidade, para que possam fornecer não somente 30% da merenda escolar, mas quem sabe 100% desta demanda”, ressaltou Patrícia Mendes.

A agricultura de Marituba tem como pontos fortes o cultivo orgânico de frutas, hortaliças e leguminosos, além da piscicultura. Para o secretário municipal de Agricultura, Yuri Bastos, o abastecimento da merenda escolar com alimentos naturais e produzidos na cidade vai melhorar o rendimento educacional e melhorar a saúde dos alunos. “Uma vez que temos a produção, podemos ser consumidores. Assim, o principal é trazer para a mesa dos alunos uma alimentação saudável, na qual eles vão consumir produtos orgânicos, sem substâncias químicas”, frisou.

O município de Marituba, hoje, conta com 15 polos produtivos. Por conta da pandemia de Covid-19, houve uma dificuldade em exercer a assistência presencial para todos os polos. Porém, o diretor de Agricultura, Aquicultura e Pesca da Sedap, Muri da Silva, explica que a Secretaria conseguiu contemplar 70% desses polos. “Por conta do cenário atual pandêmico, tivemos algumas dificuldades em chegar a esses agricultores, mas conseguimos fazer o levantamento de boa parte da produção agrícola”, destacou.

Estiveram presentes no evento cerca de 20 produtores de agricultura familiar. Um deles é Laércio Miranda, de 51 anos, que produz vegetais orgânicos. Ele diz que o projeto do poder público municipal traz mais esperança para os agricultores, por conta do cenário desfavorável causado pela pandemia de Covid-19. “A gente vê uma saída, neste projeto, para os agricultores. Pois nós estamos vivendo ainda a pandemia, e esta ação de auxílio vai abrir uma porta para nós”, ressaltou.

Outra produtora orgânico presente na ação foi Maria das Neves Amaral, de 65 anos, que trabalha com hortaliças. Para ela, a parceria é uma iniciativa nova e que era esperada há algum tempo pelos agricultores. “Esta é uma oportunidade que nenhum outro gestor público tinha nos proporcionado, uma vez que estamos tendo uma relação próxima com a atual gestão municipal”, concluiu.

Por meio do projeto, vão ser contempladas 71 escolas municipais, e cerca de 25 mil alunos.

A prefeita Patrícia Mendes em reunião com os produtores locais

Texto: Luiz Antonio Pinto