Prefeitura em Ação garante água de qualidade com preservação da nascente do igarapé Santo Amaro

Instituto Asflora participou da ação no Viver Melhor

Kaise Matos é moradora do Residencial Viver Melhor Marituba há três anos. Mora com esposo e dois filhos e não via a hora do poder público fazer algo pela nascente do igarapé Santo Amaro, localizada às proximidades do residencial. Ela, entre tantos moradores, foi prestigiar a ação da Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), na manhã deste sábado, 1 de maio, denominada “Cuidar para viver melhor”, integrando a primeira edição do projeto “Prefeitura em Ação”.

“Vejo que essa é uma iniciativa muito legal. A nascente precisava dessa revitalização. Espero que tanto moradores como visitantes cuidem e preservem esse serviço que está sendo feito aqui. Muita gente que vem buscar água aqui pega de forma inadequada, com isso acaba contaminando o leito, mas com esse trabalho da Prefeitura haverá mais segurança nessa coleta’’, relata a moradora.

Kaise Matos é moradora do Residencial Viver Melhor

Para o titular da Semma, Fernando Braun, a população só tem a ganhar com o Programa Municipal de recuperação de nascentes e áreas degradadas, no igarapé Santo Amaro. “A população capta água dessa nascente para consumo próprio. Com a sua preservação, a comunidade será a grande beneficiada. Além disso, vamos manter a comunidade informada sobre a qualidade da água, com laudos periódicos. Vamos começar hoje sua recuperação com o replantio da área que está degradada. Esse é um trabalho que depende também das pessoas e envolve a natureza”, comentou.

O titular da Semma informou que cinco mil mudas serão plantadas na área, e que será desenvolvido um processo de aceleração do crescimento dessas mudas. “A gente estima que em um ano as mudas que estão sendo plantadas hoje irão atingir uma altura de pelo menos quatro a cinco metros. Então, vai ser um trabalho técnico para acelerar esse processo de crescimento”, declarou.

A Semma irá firmar ainda parceria com os órgãos de segurança pública para garantir a segurança e entrada de pessoas na área da nascente do Santo Amaro. “Vamos fazer todo o cercamento dessa área, substituir o alambrado, teremos uma guarita e contamos com a pareceria dos órgãos de segurança para preservar esse local”, informou ainda o secretário Fernando Braun.

Naty Matos, presidente da Associação de moradores do Viver Melhor Marituba informou que a ação já era esperada há anos. “Vemos com bons olhos esse trabalho da Prefeitura de revitalização dessa área. É um sonho que hoje a gente realiza. São 12 mil moradores de 4 mil unidades habitacionais que serão beneficiados”, resumiu.

A ação deste sábado teve a presença da prefeita Patrícia Mendes. Ela foi até a nascente do igarapé Santo Amaro e participou da ação plantando uma muda de Umari, planta que deu origem ao nome do município. Ainda no mesmo local, Patrícia Mendes prestigiou o trabalho cultural, com apresentação de peças infantis e estímulo à coleta de lixo, desenvolvido pelo Instituto Asflora, uma organização que há 21 anos promove ações de educação ambiental e recuperação de áreas degradadas, contando com atuação de 23 pessoas, entre funcionários e voluntários.

Diversos vereadores também prestigiaram a ação na manhã deste sábado. Entre eles, Alan Besteiro, presidente da Câmara Municipal de Marituba, Bonifácio Viana, Anderson Rocha, Raimundo Carneiro e Felipe Brito.

A população utiliza água do igarapé para consumo próprio

Texto: Rosa Borges

Fotos: Ary Brito