A Prefeitura de Marituba entregou insumos agrícolas ao pequeno agricultor Osvaldo Soares, da Agrovila São Pedro, na última sexta-feira. A doação dos insumos faz parte do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap), de resgate da agricultura familiar no município.

Ao agricultor foram entregues sementes de cebolinha, alface, couve, abóbora, coentro, torta de mamona, saca de calcário e plástico.

Osvaldo Soares trabalha com a produção de hortifrutigranjeiros há 30 anos em um terreno de 50X100 metros, localizado na Agrovila São Pedro. No local ele já plantou pimentinha, pimenta doce, cheiro verde, alface, couve e feijão e metro.

Nos últimos anos, o agricultor passou por algumas dificuldades que o impediram de manter sua produção. “Eu estava parado por que o preço das coisas está muito alto e eu estava sem condições de comprar”. Como exemplo ele cita o preço do adubo.

O titular da Sedap, Yuri Bastos, explicou que este resgate se direciona aos pequenos agricultores que sentiam dificuldades em manter sua produção por falta de um assistencialismo técnico necessário para o setor.

Nestes últimos dois anos, a Sedap formou um banco de dados com 160 agricultores familiares

“Nós realizamos visitas técnicas e identificamos a vontade do agricultor em retornar com sua atividade sendo que para isso ele necessitava de um auxilio do município”, explicou.

Ao agricultor foram entregues sementes de cebolinha, alface, couve, abóbora, coentro, torta de mamona, saca de calcário e plástico.

Nestes últimos dois anos, a Sedap formou um banco de dados com 160 agricultores familiares, constando a localização de cada um e o quantitativo de produção de cada produtor. A estimativa é que mais 50 famílias ainda serão cadastradas, passando a uma média de 210 famílias de agricultores no município.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade