“Prefeitura de Portas Abertas”, um canal de diálogo entre a prefeita e a população de Marituba

A dona de casa Tatilene dos Santos já foi atendida no “Prefeitura de Portas Abertas” em duas oportunidades

Uma gestão de portas abertas sempre disposta a ouvir os anseios da população. É desta forma que, todas as terças-feiras, a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, recebe a população em seu gabinete para ouvir as reivindicações dos munícipes e assim encaminhar as soluções. Todos os que procuram o gabinete obtêm uma resposta através do projeto “Prefeitura de Portas Abertas”.

O projeto funciona todas as terças-feiras, onde é possível conversar pessoalmente com a prefeita de Marituba. Para fazer isso é simples, a partir das 7h, são distribuídas 50 senhas por ordem de chegada. Com olhar mais humanizado, Patrícia Mendes inovou o conceito de atendimento ao público no município.

A costureira Maria de Fátima, de 62 anos, esteve na prefeitura, na manhã do dia 09 de junho, em busca de ajuda para resolver o problema de erosão ocorrido na passagem Monte Carlos, no bairro de Novo Horizonte. A situação foi repassada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur), sendo imediatamente designado o mapeamento do local. “A equipe fica sobreaviso, em relação às reivindicações da população com o atendimento que a prefeita faz, logo que seja solicitado estamos aptos a visitar as áreas e fazer levantamentos”, explicou o titular da Seidur, Coaraci Dias.

Dona Maria ficou admirada com a agilidade na assistência recebida. “Nesse momento eu me sinto muito satisfeita, porque é a primeira vez que recebemos pessoas para observar o local. Graças a Deus foi rápido e minha maior surpresa é estarem aqui”, destacou.

Dona Maria ficou admirada com a agilidade na assistência recebida

A passagem Monte Carlo, localizada no bairro Novo Horizonte, está sofrendo erosão devido ao escoamento de água em ruas paralelas. “Faremos a contenção e reforço de borda na via, também serão executados os serviços de limpeza e roçagem. Após essa etapa, iremos aterrar os pontos necessários para circulação de veículos de pequeno porte. O tráfego dos veículos pesados será autorizado quando executarmos o projeto definitivo”, esclareceu o secretário da Seidur, Coaraci Dias.

A dona de casa Tatilene dos Santos, 35 anos, moradora do bairro Novo Horizonte 2, também procurou o “Prefeitura de Portas Abertas” em duas oportunidades. A primeira foi para trazer as reivindicações da Cooperativa do Bairro São Francisco do qual era presidente, e nesta segunda para buscar solução para uma questão familiar.

“Nas duas vezes fui muito bem recebida. A população precisa desta atenção. Ouvis as pessoas comuns como nós. A gente fala, se for sim é sim, se for não é não. Mas só o fato de sabermos que estamos sendo ouvidos já nos traz tranquilidade”, comentou a dona de casa.

Até o momento, 780 pessoas já foram recebidas e ouvidas através do projeto “Prefeitura de Portas Abertas”. Desde o início da gestão, o atendimento só foi interrompido por causa do lockdown. A proposta é aumentar a transparência e eficiência da prefeitura de Marituba, proporcionando mais espaço participativo para comunidade. Durante os atendimentos são cumpridos todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, com uso de máscara e higienização das mãos.

Texto: Márcio Flexa e Poliana Suene

Fotos: Ary Brito e Poliana Suene