Prefeitura de Marituba trabalha para resolver os problemas da avenida Deputado João Batista, no bairro Almir Gabriel

Os trabalhos devem durar pelo menos dez dias

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur), iniciou, nesta semana, o serviço de terraplenagem na avenida Deputado João Batista, no bairro Almir Gabriel. A via está sendo preparada para receber pavimentação asfáltica. A obra realizada agora consiste na correção dos desníveis existentes na rua, para amenizar o desconforto gerado pelas chuvas.

O titular da Seidur, Coaraci Dias, explica que os serviços devem ser concluídos em dez dias. “Presumimos que até o final do mês de maio seja solucionado o problema da drenagem. Para que o material usado tenha durabilidade de resolver o problema de mobilidade urbana e os moradores tenham mais condições de trafegabilidade, tanto os pedestres, quanto os motoristas”, ressalta.

A parte mais crítica da rua está localizada no final da linha dos ônibus. Por isso, foi necessário a intervenção do local, redirecionando o grande fluxo de veículos. Motorista há 15 anos, Fabiano Magalhães, ressaltou que alguns veículos foram danificados e tem esperança de que a obra consiga solucionar o problema de mobilidade. “O buraco apareceu quando começaram as chuvas e a passagem dos carros desgastou o asfalto. Muitos ônibus ficaram atolados, a situação estava precária, a gente não conseguia trafegar de forma correta. Essa obra é de extrema importância e espero que o serviço fique bem feito para trabalhar tranquilo”, pontuou.

Nesta primeira etapa, as equipes da Seidur têm executado diversos reparos, os quais incluem drenagem, desobstrução das galerias pluviais e limpeza de valas, bocas de lobos e sarjetas. Mas a situação é complexa e, por se tratar de uma área extensa, é preciso seguir o cronograma de planejamento.

Coaraci Dias ressaltou sobre os principais obstáculos enfrentados. “O problema principal é a drenagem dos pontos de lançamento das águas das chuvas. Existe uma contribuição muito grande na água escoada das duas ruas, Antônio Armando e Navegantes, que são paralelas à avenida principal. Precisamos seguir o projeto para contemplar toda a área do Almir Gabriel. É necessário ressaltar que estamos trabalhando para uma solução final, por isso, a atual intervenção é provisória”, informou.

Texto: Poliana Suene

Foto: Ary Brito