Prefeitura de Marituba segue com Atendimento Emergencial da Gripe no Ginásio Poliesportivo Municipal

Para o segundo dia de atendimento, a Sesau reforçou o quadro funcional com mais médicos e técnicos administrativos

Durante os dias 21 e 22 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Marituba (Sesau), atendeu no Ginásio Poliesportivo mais de 600 pessoas com sintomas da gripe.

Para conter o surto atípico da gripe influenza A, que se espalhou por todo o país nesse período do ano, e reforçar o atendimento da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Marituba iniciou nesta semana, no Ginásio Poliesportivo Municipal, Atendimento Emergencial da Gripe para casos leves e moderados, com triagem, consulta médica e oferta de medicamentos.

A Prefeitura de Marituba reforçou ainda mais a equipe de profissionais da saúde disponibilizando mais médicos e técnicos administrativos para maior agilidade no atendimento.

“Tendo em vista que a população está sendo acometida por essa síndrome gripal, a Prefeitura de Marituba tem dado todo suporte para que o munícipe não fique muito tempo aguardando por atendimento”, avaliou o Secretário de Saúde Alexandre Cardoso.

A Sesau orienta ainda que gestantes, idosos e responsáveis que tenham crianças com febre alta e risco de convulsões procurem diretamente a UPA e o Hospital  de Urgência e Emergência Augusto Chaves.

“Reforçamos que o atendimento aqui no Ginásio Poliesportivo é para casos leves e moderados, sendo algumas situações como as pessoas do grupo de risco: gestantes e idosos que procurem a UPA e o Hospital Augusto Chaves, locais com mais suporte”, frisou a Enfermeira chefa da ação, Rayana Cristo.

Pacientes do grupo de risco devem procurar diretamente a Upa e o Hospital Augusto Chaves

A moradora do bairro São Francisco, Jéssica Lima, 22 anos, que cursa enfermagem e trabalha como cuidadora de idoso, está há dois dias com os sintomas da gripe e procurou por atendimento médico para retornar logo às atividades do trabalho, avaliando positivamente a agilidade da ação médica.

“O atendimento aqui no ginásio é mais viável e não sobrecarrega outros tipos de atendimentos na Upa e no Augusto Chaves”, disse.

Não aglomerar, usar máscara, fazer higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, não coçar os olhos e beber água são alguns dos cuidados básicos de prevenção contra a covid-19 que também são usados contra a gripe influenza A.

Para o atendimento no Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba, o paciente deve estar munido com documento oficial com foto, comprovante de residência do munícipio e Cartão Sus. O atendimento segue durante esta quinta-feira (23), a partir das 16h até às 23h. Nos dias 24, 25 e 26 não terá atendimento no Polo Emergencial da Gripe.

“O atendimento aqui no Ginásio é mais viável”

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Silva