Os primeiros indícios de uma boa administração pública é o compromisso com a Educação, aplicando o erário em estrutura predial de qualidade às escolas e na valorização dos servidores, contribuindo assim com a formação de pessoas para uma sociedade promissora, proporcionando qualidade no serviço público que os contribuintes sempre mereceram.
Visando melhorias para elevar o nível da educação pública, a Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reinaugurou na manhã de segunda-feira, 26, a escola municipal Otília Begot totalmente reformada e ampliada. Fundada em 15 de abril de 1989, a escola Otília Begot é a sexta de onze escolas que passaram/passam por obras que visam a melhoria da educação pública da rede municipal de ensino. Com 163 alunos, a escola agora tem capacidade para receber 500 alunos para turmas do fundamental maior (5º ao 9º ano), da educação especial e inclusiva e da educação de jovens e adultos (EJA).
“Eu sonhava com tudo isso e minha perspectiva para o futuro em uma universidade, ter uma profissão e um bom emprego só aumenta. Estou muito feliz porque sei que vou sair daqui uma pessoa melhor; estudar é a melhor coisa que existe”, disse o aluno do 7° ano, Daniel Lima, 12 anos, que, assim como os demais alunos das escolas entregues, tem novo espaço para sonhar com um futuro promissor.
Além da escola Otília Begot, a Prefeitura de Marituba entregou, em 2022, as escolas municipais Renausto Amanajás, bairro Dom Aristides, Padre Marcos Schawalder, bairro Pedreirinha, Geracina Begot, bairro São João, Maria do Carmo, bairro Santa Clara e Dr Alcântara, bairro Uriboca. Atualmente as escolas municipais Nadéia Guimarães, Eudâmidas Lopes, Santa Lúcia, Santa Helena e Parque das Palmeiras encontram-se em obras.
“Essa conquista é de vital importância para todos nós do bairro Nova União. Gratidão ao padre Evandro que gentilmente cedeu o espaço da paróquia São Francisco de Assis para que pudéssemos desenvolver nossas atividades. Gratidão a sensibilidade que a gestão municipal tem com a educação”, destacou a gestora da escola, Silvia dos Santos.
Para manter suas estruturas funcionando de forma adequada e no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação — FNDE, as obras de reforma e ampliação incluem reforma nas salas de aula, sala dos professores e administrativas; novas salas para direção, coordenação e secretaria escolar; reforma da cozinha, recuperação e construção de novos banheiros segundo a norma brasileira de inclusão; cozinha, depósito de merenda e depósito de higiene e limpeza; instalação da horta escolar para produção de frutas, hortaliças e legumes orgânicos, quadra poliesportiva coberta e com vestiário, para desenvolvimento de atividades físicas e culturais, e a instalação do sistema de vídeo monitoramento inteligente com câmera de reconhecimento facial, que visa garantir conforto e segurança no ambiente escolar e entorno junto à comunidade.
Erroneamente comparamos o serviço público (com qualidade) com a iniciativa privada. Existe um padrão de qualidade que deve existir em todas as redes de ensino, pois a prestação do serviço público tem que ser qualidade, sendo exatamente o que os munícipes desejam, como explica a Secretária Municipal de Educação, Eny Leite.
“As obras de reforma e ampliação das escolas são executadas com muito cuidado e zelo, onde a educação ganha significado de valorização como sempre esteve destinada a ter, não seguindo o padrão de qualidade da rede privada de ensino, e sim o padrão de qualidade que o serviço público tem que oferecer. Em Marituba fazemos educação de qualidade, e tudo isso não seria possível sem o grande esforço de servidores comprometidos. Esse esforço coletivo pertence a todos, e pertence a todos nós, que durará para sempre”.
Sala Maker – A escola Otília Begot foi contemplada com a instalação de uma sala Maker para fomentar a produção na área tecnológica. Em 2023, a escola receberá o projeto Robótica na Escola, que visa estimular o interesse dos alunos do fundamental maior (6° ao 9° ano) de 25 escolas municipais para as carreiras científicas, sendo projeto pioneiro do segmento tecnológico na educação pública de Marituba. Ao todo, 915 alunos participam do projeto. Inovação e conectividade em prol da qualidade da educação.
Em discurso, a Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, lembrou das precárias condições em que se encontrava a escola Otília Begot, destacando o pedido feito por um aluno. “Tem momento que marca a vida da gente, e se tratando desta escola, me marcou quando um aluno me pediu que sua escola fosse digna de recebê-lo. Hoje está sendo possível realizar o pedido e entregamos uma escola totalmente preparada. Com evidências mostramos ser possível transformar esse município”.
Por fim, a Prefeita agradeceu a confiança no trabalho que está sendo realizado em Marituba, desejando a todos um próspero 2023. “Estou feliz em finalizar 2022 com muito trabalho porque tudo isso é reflexo da gestão que trabalha e Marituba que continuará brilhando em 2023. Excelente fim de ano. Que 2023 seja abençoado, iluminado e de muito sucesso para o nosso município”.
Texto: Ascom Semed
Fotos: Ary Brito, Atácia Santos e Fernando Nobre
Galeria