Saúde e Assistência Social foram os primeiros temas debatidos em audiência pública virtual da Prefeitura de Marituba

Secretários e técnicos da Prefeitura de Marituba participaram da audiência pública virtual

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), realizou, nesta segunda-feira (17), a primeira audiência pública virtual para a construção do Planejamento Plurianual para os anos de 2022 a 2025 no município. A primeira audiência discutiu os temas Saúde e Assistência Social. Durante toda a semana serão realizadas quatro audiências públicas virtuais, que discutirão diferentes temas de interesse da população e contarão com a participação dos secretários municipais competentes para cada tema.

A prefeita Patrícia Mendes, que abriu a primeira audiência, ressaltou que a participação na construção do planejamento é de fundamental importância para a construção de uma gestão transparente e que atenda as reais necessidades de toda a população. “Vamos construir juntos uma Marituba melhor, com mais transparência, dignidade e igualdade para todos”, ressaltou.

Entre as diversas questões levantadas durante a reunião, a representante da Associação dos Moradores do Residencial Conjunto Umaris, uma das entidades inscritas, demandou ao secretário de Saúde, Diego Rodrigues, o que a gestão está pensando para solucionar o problema das áreas descobertas no município. O secretário esclareceu que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) fez um diagnóstico destas áreas e encaminhou para o Ministério da Saúde, solicitando a ampliação da atenção básica em Marituba.

Participaram nesta primeira audiência, a Associação São Francisco, Centro Educacional Professor Iago Guimarães, Pai d’Égua Artes e Entretenimento, Associação dos Moradores do Residencial Parque dos Umaris, Associação dos Moradores do Conjunto Albatroz, Associação dos Moradores do Residencial Viver Melhor Marituba, Associação Papa João XXIII, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Projeto Alcateia ABC Marituba e Majestade Junina. No final de cada uma das audiências é gerada uma ata que será integrada ao documento final do PPA.

Secretário de planejamento, Mário Santiago

Além da prefeita Patrícia Mendes, que abriu o evento, participaram também o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Mário Santiago, o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento, Delmiro Rocha, o secretário municipal de Saúde, Diego Rodrigues e o Procurador Geral do município, Igor Miranda.

As audiências têm a duração de no máximo uma hora e 30 minutos. Cada representante das entidades inscritas tem um minuto e meio para fazer suas considerações e tirar suas dúvidas. Para cada área são permitidas 10 perguntas.

Paralelo à realização das audiências, a população em geral também pode participar da construção das prioridades da atual gestão para os próximos anos através de um link disponibilizado no site da prefeitura.

Através deste link a população pode responder um questionário sobre as necessidades do bairro ou região e onde cada munícipe pode apontar as prioridades da comunidade. Este questionário pode ser acessado e respondido até o dia 28 de maio.

A prefeita Patrícia Mendes realizou a abertura do evento

Por meio dos questionários, será feito o diagnóstico das necessidades da população que, somadas com os resultados das audiências públicas, vai gerar o PPA, documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. O PPA prevê, entre outras situações, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos (2022 a 2025).

Serviço:
Audiências públicas virtuais para a construção do Plano Plurianual (2022/2025)

17/05 – Saúde e Assistência Social
18/05 – Segurança, Meio Ambiente e Habitação