Prefeitura de Marituba realiza “Um dia no Parque” em uma das mais importantes Unidades de Conservação da Região Metropolitana

A Revis Metrópole da Amazônia possui mais de 15 km de trilhas sinalizadas

No dia 18 de julho, comemora-se o aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Marituba possui uma das maiores áreas de conservação da Região Metropolitana de Belém (RMB), o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, também conhecido como REVIS Metrópole da Amazônia. Ela conserva parte dos 31% restantes de florestas primárias da RMB, confirmando seu grande destaque para conservação ambiental no Estado.  Além da exuberante natureza, a REVIS possui mais de 15 km de trilhas e as ruinas da antiga Fábrica de Pneus da Pirelli, além de seringais ainda em produção.

Para estimular a população a se apropriar deste espaço, a Prefeitura de Marituba irá realizar, no dia 18 de julho, das 8 às 13h, o projeto “Um dia no Parque”, que promoverá um dia de visitação ao parque, incluindo atividades como caminhada, ciclismo, observação de da fauna e flora, dos pássaros, concurso fotográfico, aula de alongamento, feirinha de comidas típicas e artesanatos e a contemplação da paisagem.

O espaço natural para estas atividades serão os 6.367.27 hectares de área com várias espécies vegetais ameaçadas de extinção, como o acapu, o angelim, o cedro, a castanheira do Pará e a ucuúba branca. A Unidade de conservação conta com mais de 15 km de trilhas abertas e sinalizadas.

Quem participar da programação também poderá apreciar a fauna diversificada, que apresenta espécies como macacos-de-cheiro, pacas, veados-mateiros, tatus, capivaras e até mesmo a grande onça pintada é eventualmente observada dentro dos limites da Unidade de Conservação.

As inscrições para o evento já estão abertas, em diferentes modalidades, como trilhas e passeio ciclístico

De acordo com o diretor de Turismo da Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), David Souza, o objetivo é mobilizar e engajar pessoas na cultura de visitação de Parques e Reservas por meio do turismo em Unidades de Conservação.

Todos os cuidados serão tomados para a realização do evento. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizará uma campanha de educação ambiental logo na chegada do público. “Informando da importância da Unidade de Conservação e dos cuidados que o público deve ter durante a permanência da REVIS, como destinar corretamente o lixo”, destacou o diretor.

A proposta do projeto “Um Dia no Parque” pretende mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, são atrativos naturais, oferecem diversas opções de lazer, além de gerar benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, possibilitando o desenvolvimento econômico e geração de renda.

O evento é realizado nacionalmente desde 2018, com várias atividades nas diversas UCs do País. Nesta edição de 2021, pós pandemia, o município pretende realizar o evento seguindo os protocolos de segurança, porém, de forma presencial.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda, Igor Castro, explica que, através deste evento, pretende-se estimular a atividade turística no município de Marituba por meio da visitação na Unidade de Conservação, apresentando as diversas possibilidades de atividades que a área oferece. “Possibilitando o desenvolvimento econômico e a inserção dos prestadores de serviço local. E promover o sentimento de pertencimentos dos munícipes quanto a importância e valorização dessas áreas”, comentou.

A Revis Metrópole da Amazônia conserva parte dos 31% restantes de florestas primárias da RMB

Além do reconhecimento e valorização do espaço, o intuito é que o evento seja realizado anualmente, tornando-se uma data comemorativa no município e estimulando a realização de outros eventos no parque, tornando-o assim cada vez mais visitado.

Serviço:

“Um dia No Parque”

Local: Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia

Data: Domingo, 18 de julho

Hora: Das 8 às 13 horas

O evento contará com:

Feira de Artesanato e Comidas Típicas
Aulão de Alongamento
Caminhada guiada às Ruínas Históricas;
Trilhas ecológicas guiadas (Trilha do Seringal e Trilha da Samambaia)
Passeio ciclístico.

Trilhas Ecológicas – Para as trilhas estão abertas pré-inscrições para a participação, devido à capacidade para a realização das mesmas e os protocolos adotados para a pandemia do Coronavírus. Conforme a demanda de inscritos, serão dispostos grupos de visitação com limite de até 15 pessoas.

Caminhadas –  Terão acompanhamentos de condutores disponibilizados pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) para orientações e não poderão ser realizadas de forma individual, e sempre acompanhadas de condutor local.

Passeio ciclístico – Será realizado por meio da inscrição e somente disponível para públicos praticantes dessa modalidade de esporte e que possuam seus próprios equipamentos de segurança pessoal e a bike com grupo de até 30 participantes.

Inscrições:

As inscrições podem ser realizadas na Sala do Turismo na sede da Sedeter (que fica na avenida Fernando Guilhon, número 4616, Centro, entre a Caixa Econômica Federal e os Correios, e funciona de segunda a quinta-feira, das 8 às 14h); através de e-mail (detur.marituba@gmail.com, com dados como nome e a atividade de que deseja participar) e pelo WhatsApp (91) 98088-2315.

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Ary Brito