Prefeitura de Marituba melhora a mobilidade urbana e revitaliza paradas de ônibus do município

Os abrigos das paradas de ônibus receberam reparos e melhorias

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur), está realizando a revitalização dos abrigos das paradas de ônibus localizadas às margens da rodovia BR-316 e em vias nos bairros do município. Ao todo, são 15 abrigos revitalizados.

As ações foram focadas na pintura, sinalização, reparos estruturais e adaptações para Pessoas com Deficiência (PCD). A agricultora de Lilian da Cruz, que utiliza com frequência a parada de ônibus localizada na entrada da Estrada da Pirelli, diz que as obras proporcionam mais conforto às pessoas.
“Essas paradas reformadas nos ajudam muito. A estrutura está melhor. Durante os dias quentes, nos protege do Sol. No cenário contrário, nos protege da chuva. Tudo está melhor, comparado com o que era”, salienta a agricultora.
O titular da Seidur, Coaraci Dias, destaca que as obras estão ocorrendo após constatação da urgência. “Após constatação, percebemos que os abrigos de parada de ônibus estavam com as estruturas bem comprometidas. Alguns pontos, não tinham a acessibilidade às pessoas com deficiência. Buscamos fazer as ações de reparo e melhorias”, pontua o secretário.
Novas linhas de ônibus –  A Diretoria Municipal de Trânsito (Diretrans) ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob), realizou a adição de mais duas linhas de ônibus à frota do transporte público municipal.
A nova frota atende o Parque do Umaris e a rua Primeiro de Maio, no bairro Centro. Os veículos vão sair para viagem por meio de rodízio. Os horários são: 6h, 7h, 12h, 13h, 18h e às 19h. Os micro-ônibus vão até o Entroncamento, na entrada de Belém.

As novas linhas vão rodar durante os três períodos do dia

O gerente de Mobilidade Urbana e Acessibilidade de Marituba, Leonan Felipe Moura, salienta que a nova frota ainda está em fase de teste e, dependendo da demanda, poderá ser ampliada. “Essa linha é nova. Como qualquer outra, passa por um período de teste, para ser analisada. Após isso, vamos ver se precisará ser ampliada ou não. Os ônibus, a priori, farão as viagens por meio de rodízio. Esperamos, com essas melhorias, proporcionar um serviço cada vez mais eficiente à população”, diz.
Segundo a Diretrans, Marituba conta com uma frota de 165 veículos de transporte público, entre micro-ônibus do transporte alternativo e ônibus de linha.
Texto: Luiz Antonio Pinto
Fotos: Ary Brito