Prefeitura de Marituba realiza 900 atendimentos contra o surto da gripe

Além dos moradores de Marituba, foram atendidos moradores de Belém, Ananindeua e do Acará

Visando dar uma resposta rápida à saúde da população, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou durante os dias 21, 22 e 23 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo do Munícipio cerca de 900 atendimentos de forma emergencial contra o surto da gripe influenza A que se espalhou por todo o Brasil.

O formato do atendimento emergencial da gripe utilizado pela Prefeitura de Marituba, no Ginásio Poliesportivo Municipal, é único na região metropolitana de Belém, atendendo além dos moradores do munícipio, moradores das cidades de Belém, Ananindeua e do Acará.

Durante esses dias, a Prefeitura garantiu em um espaço mais amplo, atendimentos de qualidade para casos leves e moderados da gripe, com triagem, consulta médica, oferta de medicamentos, equipe de profissionais do administrativo, de técnicos de enfermagem e enfermeiros, e médicos.

O polo contou teve o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para transferências de casos considerados graves para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves.

“O polo de atendimento aqui no Ginásio nos permitiu diminuir o tempo de espera nas filas, mantendo a mesma qualidade do atendimento medico da UPA e do Augusto Chaves”, disse a enfermeira chefa do atendimento emergencial, Rayana Cristo.

Cerca de 900 pessoas foram atendidas durante os dias 21, 22 e 23 de dezembro

A Prefeita de Marituba Patrícia Mendes pediu que os munícipes continuem com os cuidados de prevenção à gripe estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Peço que todos continuem com os cuidados de prevenção à gripe: higienização das mãos, não aglomerar e o uso da máscara; e que todos se imunizem com as doses das vacinas contra a covid-19 disponíveis na rede municipal de saúde de Marituba para que, o mais breve possível, estejamos próximos de pessoas que amamos”, disse a Prefeita.

“estou me adiantando para que os sintomas da gripe não se agravem”

Preocupada com os demais familiares, sobretudo com um dos irmãos portador de necessidade especial, a rodoviária Flávia Silva, de 21 anos, moradora do bairro Uriboca, procurou por atendimento médico, na tarde da última quinta-feira (23).

“Precisei faltar um dia de trabalho, então estou me adiantando para que os sintomas da gripe não se agravem e eu não repasse a doença para a minha família”, disse.

Informada do atendimento via rede social da Prefeitura de Marituba, a estudante Delaine Siva, de 18 anos, do bairro Novo Horizonte, está há dois dias com sintomas da gripe, assim como a cunhada e o sobrinho. Por isso foram juntos buscar atendimento médico, no Ginásio, sendo avaliado pela jovem como ágil e prestativo.

“O atendimento foi bem tranquilo, ágil e prestativo, e já recebemos medicação para continuarmos com o tratamento em casa”, disse a jovem.

Com sintomas da gripe, Delaine, a cunhada e o sobrinho procuraram por atendimento médico

Para o fim de semana dos dias 24, 25 e 26 de dezembro, os atendimentos contra a gripe serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves. O paciente deve estar munido com documento oficial com foto, comprovante de residência do munícipio e Cartão do SUS.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e Atácia Santos