Prefeitura de Marituba realiza ações alusivas ao Dezembro Vermelho

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou no dia 1º de dezembro, no Posto de Gasolina Menino Deus, uma ação de conscientização destinada à sociedade sobre a importância da prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A atividade aconteceu no Dia Mundial de Combate à AIDS e abriu a programação da campanha Dezembro Vermelho.

A equipe do CTA, acompanhado dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos postos de saúdes dos bairros Nossa Senhora da Paz e Uriboca, acompanhados da equipe do CTA, estavam abordando motoristas e frequentadores do local, com a intenção de realizar testagens rápidas, além de distribuir preservativos e materiais educativos. Segundo os técnicos do CTA, foram realizados 30 testes de identificação de IST.

De acordo com a Coordenadora Lúcia Helena Santos, a programação acontecerá durante todo o mês de dezembro e contará com palestras, debates, distribuição de preservativos, além das ações de saúde com realização de teste rápido, aconselhamento e imunização. Em caso de resultado positivo, o paciente é imediatamente encaminhado para acompanhamento médico e tratamento.

Seguindo o cronograma criado pelo CTA, a próxima atividade alusiva ocorrerá nesta quinta-feira, 6 de novembro, no Posto Nossa Senhora da Paz. Os interessados em realizar os testes devem chegar cedo à unidade, a fim de possibilitar a coleta de material e a entrega de resultado no mesmo dia.

Texto: Paulo Ricardo Rezende

Revisão: Joana Santos