Prefeitura de Marituba intensifica o incentivo à vacinação contra a Covid-19

Hospital Augusto Chaves realiza vacinação contra a civid-19, todos os dias, 24 horas por dia

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), intensifica o incentivo à vacinação contra a Covid-19, após a publicação do Decreto de n° 2.044, de 3 de dezembro de 2021 do Governo do Estado, que estabelece, entre outras medidas, a apresentação do comprovante de vacinação em repartições públicas e locais fechados, a exemplo de academias e restaurantes.

Desde o dia 30 de novembro, a Prefeitura de Marituba disponibilizou o Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves, 24 horas por dia, de domingo a domingo, incluindo feriados, com equipes de profissionais divididos entre administrativos, técnicos de enfermagem e enfermeiros para atender todo e qualquer munícipe a partir dos 12 anos de idade apto a receber as duas doses da vacina contra a covid-19. E, a partir dos 18 anos, além das duas doses exigidas, a terceira dose de reforço recomendada pelas autoridades da saúde.

Eizonia Miranda soube pelas redes sociais da Prefeitura de Marituba, que estava apta para receber a terceira dose de reforço

“Vi pelas redes sociais da Prefeitura que a população estava sendo convocada para a vacinação. Procurei imediatamente o Hospital Augusto Chaves para tomar a terceira dose de reforço”, relatou a moradora do Bairro Santa Clara, a Dona de casa Eizonia Miranda, de 52 anos.

Nos últimos dias, os munícipes que por algum motivo não puderam se vacinar, têm procurado de forma intensa os diversos pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura.

O Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves, somente na manhã terça-feira (07),   realizou mais de 600 aplicações de doses da vacina contra a Covid-19, triplicando o número de doses aplicadas diariamente.

A moradora do Bairro Novo, Maria da Silva aliviada ao receber a primeira dose da vacina

A diarista Maria da Silva, de 47 anos, moradora do Bairro Novo, contraiu a doença e falou do alívio ao receber a primeira dose da vacina. “Estou muito feliz e desejo que quem ainda não pode tomar a vacina que venha se proteger e proteger a saúde do próximo”, disse.

A vacina ainda é a melhor forma de prevenção contra a covid-19, como explica o Diretor de Vigilância em Saúde de Marituba, Thiago Santana.

“A pandemia ainda não passou. Infelizmente ainda temos casos de Covid-19 sendo notificados em Marituba. A vacina é, comprovadamente, a melhor forma de prevenção contra o Coronavírus. Mesmo que a pessoa seja infectada, se ela estiver vacinada, diminui muito a probabilidade de desenvolver a forma grave da doença”, disse.

Diretor de Vigilância em Saúde de Marituba, Thiago Santana

Thiago Santana ainda reforça que além da importância da vacinação, a população precisa manter os cuidados básicos contra a doença.

“É muito importante que as pessoas busquem logo se vacinar e também continuem mantendo os cuidados, evitando aglomerações, higienizando as mãos com água e sabão ou álcool 70% e usando máscara”, finalizou.

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Silva e Ary Brito