Prefeitura de Marituba inicia as inscrições para o Cursinho Municipal nesta quinta-feira (24)

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicia na próxima quinta-feira (24), as inscrições para as aulas do Cursinho Municipal de Marituba. Neste ano serão ofertadas 400 vagas, o dobro do ano passado, para os dois polos que funcionam na Escola Municipal João Milton Dantas, localizado na Rua do Fio, S/N, no bairro Novo e no Pólo Centro.

O Cursinho Municipal de Marituba tem por objetivo preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para as universidades públicas e privadas de todo o país. É gratuito e com aulas presenciais. Neste ano, a Prefeitura de Marituba continua disponibilizando uma bolsa no valor de R$ 100,00 para alunos de baixa renda.

Arenilson estudava e trabalhava ao mesmo tempo

Aprovação – Em fevereiro de 2022, período de divulgação dos aprovados em diversas universidades, o cursinho municipal alcançou a expressiva marca de 51 aprovações.

“O Cursinho Municipal de Marituba tem uma importância muito grande por oferecer complementação dos estudos para os munícipes que não têm acesso a cursinho fora do nosso município. Ele veio para contribuir de uma forma muito valorosa à sua proposta”, pontua a diretora de Ensino da Semed, Rosiane Monteiro.

A coordenadora do cursinho, Larissa Barroso, avalia de forma positiva toda a trajetória das aulas iniciadas em agosto de 2021, período ainda cercado de muitos cuidados em consequência da pandemia de covid-19.

“Nossa equipe é preparada, experiente e já está com o planejamento feito para o ano inteiro, visando as melhores estratégias de ensino aos alunos. Sabemos das possíveis dificuldades ainda por conta da pandemia, como foi em 2021 e que não acabou, mas estamos focados em dar o melhor para os matriculados, assim como no ano passado”, disse.

Arenilson Costa, 21 anos, se dedicou durante oito meses aos estudos no cursinho municipal e ao mesmo tempo, atuava como vigia noturno da Unidade de Saúde Celina Lameira, no bairro São Francisco. Todas as manhãs ele chegava motivado para assistir às aulas, e sempre contava com apoio e colaboração dos professores e funcionários da Escola Municipal Milton Dantas, polo do Cursinho. Os profissionais, sabendo da rotina do jovem, lhe davam café da manhã e todo suporte necessário para não desistir depois de uma longa noite de trabalho.

“Fiquei em choque com aprovação na UFPA, aí me lembrei de tudo o que passei, de toda ajuda que recebi e de quando as merendeiras da escola Milton Dantas me davam café para que eu pudesse assistir, de forma concentrada, as aulas”, disse.

No dia, 23 de fevereiro de 2022, a UFPA divulgou o listão dos aprovados no Processo Seletivo 2022. Arenilson estava entre os 6.546 aprovados para cursar um dos 197 cursos ofertados pela UFPA em 12 campi distribuídos pelo Pará.

“Pegar diariamente o ônibus Marituba-UFPA, almoçar no restaurante universitário e estudar para concluir no tempo certo a graduação, passou a fazer parte da minha rotina pelos próximos cinco anos”, brincou.

As inscrições para cursinho municipal serão feitas de 24 a 29 de março, das 8h às 16h, na Biblioteca Municipal, localizada na rua Raimundo Barbosa Santana, esquina com a rua Cláudio Barbosa da Silva, bairro Centro. No sábado (26) as inscrições serão de 08 às 12 horas.

Interessados deverão levar  cópias do RG, CPF, titulo de eleitor, comprovante de residência, duas fotos 3×4, cópia do certificado ou declaração escolar (ensino médio) e pasta transparente com elástico.

Da Redação Semed

Fotos: Vitor Dagort e Ary Brito