Com o objetivo de oportunizar jovens a crescer e evoluir socialmente, a Prefeitura Municipal de Marituba inaugurou nesta quarta-feira (24) a sede da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv). O local conta com um amplo espaço para o desenvolvimento e promoção de políticas públicas voltadas aos jovens do município.

A Semjuv foi criada pela Prefeitura neste ano de 2023 e atua em parceria de outras secretarias do município para subsidiar políticas públicas destinadas especificamente para a juventude e desenvolver projetos nas mais diversas áreas do município como: educação, saúde, assistência social, entre outros.

Para secretário da Semjuv, Diego Rodrigues, a secretaria da Juventude é a nova casa do jovem maritubense. “Hoje se abre uma porta para o futuro da juventude de Marituba. A cidade que antes foi marcada pela violência, hoje oportuniza os jovens para um futuro melhor”, disse.

Prefeita Patrícia Alencar durante a inauguração da sede da Semjuv

Após o descerramento da placa de inauguração da nova secretaria, a Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, ressaltou que a Semjuv é a concretização de um sonho que foi pensado desde o seu plano de governo para este município. “Esta é uma secretaria que servirá como porta de entrada para os jovens priorizando e oportunizando a juventude a estudar e trabalhar”, afirma.

Cursinho Municipal – Além de servir como espaço para o desenvolvimento de políticas públicas, a Semjuv também é responsável pela administração do Cursinho Municipal de Marituba que já conta com 450 alunos inscritos em dois polos de ensino nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Neste ano de 2023 Cursinho Municipal de Marituba conta com 27 professores qualificados para preparar jovens às universidades e irá distribuir dois cadernões para estudos gratuitamente aos jovens.

Secretário da Semjuv, Diego Rodrigues

“Nos últimos dois anos o Cursinho Municipal inseriu mais de 200 alunos em universidades públicas e nosso objetivo é continuar preparando mais jovens para as universidades. Neste ano vamos ainda preparar esses jovens para a carreira militar”, disse o secretário da Semjuv, Diego Rodrigues, destacando que a formação para a carreira militar em um Cursinho Municipal é algo inédito no Brasil.

Aula inaugural – Nesta quarta-feira (24), foi realizada ainda a aula inaugural do Cursinho Municipal na nova sede da Semjuv que contou com a participação de cerca de 400 alunos.

O jovem universitário, Rafael Silva, 18 anos, foi estudante do cursinho no último ano aproveitou o momento para agradecer aos diretores, coordenadores e professores do cursinho por terem contribuído com seu bom desempenho na prova de vestibular.

Rafael Silva, ex-aluno do cursinho municipal

“Quero agradecer a todos que compõem o cursinho porque vocês foram os responsáveis pela minha aprovação na UEPA e UFPA”, disse o jovem que conquistou uma vaga em Engenharia da Computação na Universidade Federal do Pará e em Educação Física na Universidade Estadual do Pará.

Rafael aproveitou ainda para aconselhar os novos alunos do cursinho. “Aproveitem essa oportunidade que vocês têm de estudar no Cursinho Municipal de Marituba e se dediquem ao máximo porque no final a recompensa que vocês terão será maravilhosa que é a aprovação no vestibular”, completou.

A Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) é localizada na Rua João Paulo II, Nº 56, Bairro: Dom Aristides e contará com horário de atendimento das 8h às 14h.

Da Redação Comus

Fotos: Fernando Nobre