Prefeitura de Marituba auxilia na reconstrução de casa atingida por incêndio no bairro Santa Clara

A casa da vendedora de bombons Ruany Silva, 28 anos, no bairro Santa Clara, em Marituba, pegou fogo na última semana após um curto-circuito na fiação da geladeira, e tudo que havia dentro do imóvel foi perdido: cama, ventilador, armário, portas, janelas, entre outros. Ruany não estava em casa na hora do incêndio. Com ajuda de vizinhos, o fogo foi controlado.

“Tive perda total na casa. Todos os eletrodomésticos, roupas, móveis, tudo foi consumido pelo fogo. Não estava em casa na hora. Quando cheguei, a casa estava toda destruída”, relatou Ruany, que mora na casa com os três filhos.

Todos os móveis e eletrodomésticos foram queimados pelo incêndio

Logo após o acontecido, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e a Defesa Civil Municipal, ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob), começou trabalho conjunto de assistência à família de Ruany.

A Semads realizou a entrega de cestas básicas e fraldas descartáveis. “Logo que soubemos do acontecido, buscamos arrecadar as cestas e realizar a entrega. Sabemos que o momento é muito ruim para família e todo o auxílio é super importante”, pontuou o titular da Semads, Delmiro Rocha.

O auxílio está sendo prestado pela Defesa Civil, Sehab, Semads e Seidur

A Secretaria Municipal de Habitação, em parceria com o Governo do Estado, realizou a inscrição da família no programa estadual “Sua Casa”, da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), o qual visa garantir recursos para melhoria de moradias de famílias paraenses. Segundo o secretário municipal de Habitação, Glaylson Monteiro, a inscrição no programa facilitará a reconstrução da casa.

“A Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado, buscou de imediato conseguir recursos para a construção da casa. Houve perda total do imóvel. Só restaram as paredes e parte do piso. Mas, o trabalho já começou e logo a casa estará refeita”, informou.

A avaliação técnica do local foi realizada pela Defesa Civil Municipal, por meio de laudos e levantamentos de informações. Por ser um caso de perda total, o trabalho em conjunto se fez muito importante, como explica a titular do órgão municipal, Verônica Pires. “Nesses casos, nós trabalhamos mais em ações conjuntas. Há várias frentes de atuação e auxílio, e quando há o trabalho de várias pastas juntas, tem mais resultados positivos”, concluiu.

“Sem o auxílio da Prefeitura, não teria condições de refazer a casa e retomar a minha vida. Vendo bombons dentro dos ônibus e não tenho renda fixa. Quando consigo algo, é mais para as despesas essenciais, como alimentação e contas. Agradeço muito a ajuda do poder público de Marituba”, completou Ruany Silva.

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur) realizaram a limpeza da rua na qual fica localizada a casa.

Ruany disse que “não conseguiria reconstruir a casa sem o auxílio do poder público”

Texto: Luiz Antonio Pinto

Fotos: Ary Brito e arquivo Defesa Civil Municipal