Prefeitura articula parceria para o funcionamento da Usina da Paz em Marituba

A prefeita Patrícia Mendes recebeu, em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (03), o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), Raimundo Santos Júnior, e a equipe da Seac que organiza o projeto Territórios pela Paz (TerPaz) e Usinas da Paz. Marituba é um dos municípios onde a estrutura da Usina está sendo construída e deve ser entregue à população em maio deste ano.

Durante a reunião, a equipe da Seac detalhou para a prefeita a estrutura do programa e das Usinas, que oferecem à população dos territórios onde estão instaladas uma série de serviços de cidadania e políticas públicas principalmente nas áreas de saúde, educação, cultura e lazer, além do enfrentamento à criminalidade, por meio de ações dos órgãos de segurança pública. “O grande objetivo do projeto é fazer o resgate da cidadania em áreas degradadas, diminuindo a ocorrência de ações violentas e fortalecendo o protagonismo dessas comunidades”, ressaltou o secretário adjunto.

A prefeita Patrícia Mendes colocou todas as secretarias e equipes do município à disposição do programa, que já está sendo aplicado em Marituba, no bairro Nova União, onde já acontecem, desde 2019, ações do TerPaz. “Sem dúvida, já percebemos uma grande mudança no bairro Nova União, por conta dessas ações. Esse programa é maravilhoso e nós temos total interesse em contribuir com o governo do Estado”, explicou.

O próximo passo deverá ser a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a prefeitura de Marituba e a Seac para formalizar a parceria que será fundamental para o funcionamento da Usina da Paz no município. Essa data ainda será definida pelas duas gestões.