Prefeita Patrícia Alencar recebe titulo “Prefeito Inovador” no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A prefeita Patrícia Alencar recebeu, na noite da quarta-feira (05) o título Prefeito Inovador, a cerimônia ocorreu no Palácio Antônio Lemos onde estava sendo realizado o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Belém. O evento é promovido pela Rede de Cidade Digital, em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Tecnologia e Informação de Belém (Cinbesa).

O evento foi realizado no Salão Nobre do Palácio Antônio Lemos

Juntamente com Marituba, foram premiados mais 17 gestores municipais. O prêmio reconheceu o projeto de Implantação da Plataforma Agiliza Belém, que reúne informações sobre todos os serviços realizados pelos órgãos da municipalidade de Belém, o que cumpre o papel de aliar a inovação tecnológica e o bem-estar da população, como afirmou o prefeito de Belém.

Marituba foi indicado pela execução do Projeto Robótica nas Escolas. Para Patrícia Alencar, o projeto executado Secretaria Municipal de Educação, é um exemplo concreto de como a inovação pode transformar vidas.
“A educação sempre foi uma das principais prioridades do nosso governo. Acreditamos firmemente que investir na formação das nossas crianças e jovens é a melhor maneira de garantir um futuro próspero para Marituba”, destacou.

Juntamente com Marituba, foram premiados mais 17 gestores municipais

“Quando idealizamos este projeto, nosso objetivo era claro: queremos proporcionar aos nossos alunos ferramentas e habilidades que os preparem para os desafios do século XXI. A robótica não é apenas sobre tecnologia; é sobre aprender a pensar criticamente, resolver problemas de forma criativa e trabalhar em equipe”, falou a gestora.

A gerente da Rede Cidade Digital, Sharlene Sarte, explicou que a rede vem pela primeira vez presencialmente ao Estado do Pará, em parceria com a Prefeitura de Belém para reunir prefeitos da região com o objetivo de promover a discussão sobre o uso de tecnologia, sobre cidades inovadores e mais conectadas.

“O evento quer promover o ambiente de interação para mostrar como as cidades da região estão investindo em tecnologia para melhorar os serviços públicos, para trazer mais eficiência, reduzir custos, melhorar o atendimento na saúde, educação, segurança pública e mostrar como utilizar os dados para a tomada de decisão para gestão, para uma gestão mais estratégica”, enfatizou Sharlene Sarte.

Iniciado em março de 2022, o projeto educacional “Robótica nas Escolas” visa promover o ensino de ciências, por meio de investigação, voltado à solução de problemas e para estimular o interesse dos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, às carreiras científicas e tecnológicas. O projeto é o pioneiro do segmento tecnológico na educação pública de Marituba.

O projeto é o pioneiro do segmento tecnológico na educação pública de Marituba.

O ensino da robótica nas escolas democratiza o conhecimento, populariza a ciência e incentiva o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos de ensino de ciências; despertando nos alunos o trabalho em equipe, raciocínio lógico, vivência teórica e prática, competições, torneios, organização e criatividade.

Da Redação Comus com informações da Agência Belém

Fotos: Fernando Nobre, Ascom Semed e Agência Belém