Gestores de escolas da Rede Municipal de Marituba que possuem o Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) participaram, na manhã desta quarta-feira (16), da Jornada Pedagógica NP SAEE – 2022 que tem como tema “Práticas no Serviço de Atendimento Educacional Especializado: Minha Identidade”. A jornada acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante a reunião, foi esclarecido o papel do profissional de apoio escolar, a quem se direciona a necessidade deste profissional e as orientações da Gestão de Apoio à Educação Inclusiva (Gapei) para o encaminhamento desta demanda.

“O profissional de apoio escolar é a pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares as quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino”, explica a mediadora da jornada, Maria Elziene Nunes.

Ela pontua que segundo a lei estabelecida, este serviço de acompanhamento especializado é destinado aos alunos com o espectro autista em caso de comprovada necessidade. “Esse aluno vai passar por um processo de avaliação por uma equipe de profissionais da Semed que irá avaliar a necessidade de um profissional de apoio escolar”, afirma.

A vice gestora da Escola Parque das Palmeiras, Leila da Silva, participou da jornada pedagógica anotando todas as informações. Ela conta que sua escola possui cerca de 15 alunos da educação especial matriculados. “Esta reunião serve para nos capacitar a respeito das leis e normas voltadas aqueles alunos que possuem alguma necessidade de atendimento especializado. A nossa gestão está fazendo um trabalho muito bom nesse sentido de cuidado para com a educação especial”, disse

A jornada pedagógica segue nesta quarta e quinta-feira (16 e 17) voltada a gestores e profissionais de apoio escolar.

Da Redação Comus

Fotos: Vitor Dagort

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