Praça da Piçarreira é novo espaço de lazer para crianças, adultos e idosos

A revitalização da praça foi entregue no último dia 21

Revitalizada e entregue à população no último dia 21 de abril, data em que se comemora o aniversário de emancipação política do município, a praça da Piçarreira, localizada no bairro do Mirizal, já é um novo espaço de lazer e de convivência para as famílias de Marituba. O local, que estava em estado de abandono, recebeu diversas melhorias. O projeto realizado pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur) incluiu troca de iluminação, manutenção nos aparelhos voltados para a prática de exercícios físicos, paisagismo, reforma da calçada, pintura e drenagem na rede de esgoto.

O titular da Seidur, Coaraci Dias, explica sobre o planejamento das próximas revitalizações e a importância das praças para os cidadãos. “A reação da população demonstra a necessidade de fazer mais revitalizações como essa. Marituba tem mais de 20 praças e, com certeza, trabalharemos para alcançar todas. Inclusive, implantando equipamentos nas praças que ainda não têm brinquedos e academias ao ar livre”, detalha.

A praça da Piçarreira foi fundada em 1997, mas poucas pessoas sabem que houve a participação da comunidade para transformar o local em ambiente recreativo. Dona Antônia Lima, de 67 anos, conta que a praça começou a ser construída por sua mãe, Elvira Lobo. “Minha mãe foi uma das primeiras moradoras na rua da Piçarreira, quando essa área era só mato. Ela roçou um espaço para as crianças brincarem de futebol e a praça foi feita no lugar. Mas quem fundou foi o primeiro prefeito de Marituba, Fernando Corrêa”, recordou.

Crianças, pais e idosos estão aproveitando o espaço

Crianças, pais e idosos estão aproveitando o espaço, que conta com equipamentos de ginástica, aeróbica e brinquedos. O autônomo Saimon Freitas, de 35 anos, levou o filho de dois anos para aproveitar os brinquedos da praça, na tarde desta terça-feira (27). Para Saimon, o local traz uma oportunidade de lazer para os moradores, principalmente às crianças. “Esse local é importante para as crianças, porque evita que elas estejam soltas por aí. Mas não somente as crianças aproveitam, os idosos também têm a oportunidade de se exercitar”, salientou.

Já para a auxiliar Administrativa Jéssica Santos, de 29 anos, a nova praça da Piçarreira, totalmente revitalizada, lembra a sua infância, quando ia à praça brincar. “Eu cresci nessa pracinha. Então, hoje, quando trago o meu filho para brincar aqui, vejo várias gerações da minha família. Ter esse espaço é muito benéfico, pois antes aqui estava só lama, abandonado”, contou Jéssica.

Antes da revitalização, o local estava abandonado

Texto: Poliana Suene e Luiz Antônio Pinto

Fotos: Vitor Dagort