População do bairro Novo Horizonte recebe ação “O nosso posto na sua rua”

0

A população do bairro Novo Horizonte, em Marituba, recebeu, na manhã desta sexta-feira (28), a ação “O nosso posto na sua rua”, que ofereceu a vacina Tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba), Influenza e HPV, além de aplicação de flúor, realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e cadastramento do cartão SUS.

O idoso Raimundo de Souza, de 78 anos

O idoso Raimundo de Souza, de 78 anos, conta que soube da ação pela filha, moradora do conjunto Viver Melhor, e esteve na ação para receber a vacina contra gripe. “Tomei a vacina para me sentir mais seguro e devido a minha idade devo me prevenir para viver mais”, afirma.

Testes rápidos

O enfermeiro e gerente da Unidade Saúde da Família (USF) Cristiano Torres, Victor Cunha, explica que a realização de testes rápidos na unidade é uma conquista da nova gestão. “Esse é mais um serviço que, com essa nova gestão, nós estamos conseguindo oferecer para a comunidade. Então, são realizados testes para HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C, o resultado sai na hora”, disse.

Segundo o gerente, quando identificado um teste positivo para IST, o paciente logo inicia o tratamento na própria unidade ou pode ser encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). “Lembrando que a sífilis tem cura, as doenças que não tem cura são o HIV e as Hepatites B e C, mas se a pessoa fizer o tratamento certinho, convive com a doença sem se preocupar”, afirma.

Saúde da Mulher

Palestra direcionada às mulheres

A ação, realizada pela USF Cristiano Torres, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), também lembrou do Dia Internacional pela Saúde da Mulher, comemorado em 28 de maio. A coordenadora da Atenção Básica à Saúde da Mulher e da Criança da Sesau, Glauci Ribeiro, ministrou uma palestra sobre o tema.

A enfermeira destaca que quando se fala de saúde da mulher não é necessário ter medo, é necessário ter precaução. Para ela, muitas doenças adquiridas são totalmente evitáveis e a mulher precisa lembrar de cuidar de si. “Eu só cuido do outro se eu estiver bem. É necessário parar para cuidar de si, nem que seja por cinco minutos”, disse a coordenadora, que também deu exemplos de cuidados pessoais e prevenção de doenças durante a palestra.

 

Texto: Aline Carvalho

Fotos: Victor Cunha e Wenderson Santos

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade