
O Dia Nacional do Pedagogo, 20 de maio, foi instituído por meio da Lei nº 13.083/2015, como forma de homenagear e valorizar esse profissional que tem a responsabilidade de atuar nos processos de ensino e aprendizagem.
Para a diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Ensino (Semed), Rosiane Monteiro, o pedagogo é um profissional que atua em várias áreas. “O pedagogo desenvolve sua atuação em vários níveis de ensino, pois ele tem uma visão geral e ele pode auxiliar os outros profissionais com a didática. E a didática é o que faz com que a gente possa orientar e apoiar as atividades de sala de aula. Então, às vezes estamos em sala de aula e outras vezes estamos na parte administrativa de uma instituição. O pedagogo tem essa amplitude e uma abrangência muito grande de atuação”, explicou.
É cada vez maior o campo de trabalho desse profissional, que dá apoio a outros profissionais. “O pedagogo está na saúde, na assistência, ou seja, ele tem vários ramos em que pode adentrar dando apoio aos outros profissionais”, complementou Rosiane Monteiro.
Essa é realidade do pedagogo Allan Siqueira, que atua no setor pedagógico da Semed e também desenvolve atividades pedagógicas em uma empresa de comunicação.

“O pedagogo está em todos os ambientes, pois em todos os setores há necessidade da educação. Nós pedagogos estamos cada vez ganhando mais espaços de atuação, justamente por conta dessa necessidade de ter alguém que viabilize o aprendizado da equipe de trabalho e forneça subsídios da empresa para a sociedade”, relatou.
No ambiente escolar, o pedagogo acaba atuando como um suporte educacional ao professor, aos alunos e à escola. Nessa função, ele pode assumir cargos de coordenação pedagógica, coordenação educacional, supervisor escolar ou qualquer outra de gestão escolar.
Segundo a secretária municipal de Educação, Eny Leite, o pedagogo é aquele profissional que caminha com o outro, levando em conta as suas especificidades. “Eu fiz a opção de me especializar na educação inclusiva, pois aprendemos a lidar com as necessidades do outro e os cuidados diferenciados na busca da aquisição de saber. É a forma de humanizar ainda mais nossa profissão”, reforçou a secretária.

Texto: Rosa Borges – Ascom Semed
Fotos: Wenderson Santos